Polícia

Homem que esfaqueou gerente de madeireira se apresenta à DGH

Delegado pediu prisão preventiva de suspeito, pois ele ameaçou novamente a vítima de morte, assim como o dono da loja

Na manhã de ontem, dia 29, o autor do esfaqueamento que teve como vítima o gerente de uma loja de materiais de construção localizada na Avenida Ataíde Teive, bairro Buritis, apresentou-se de forma espontânea, acompanhado por um advogado, à sede da Delegacia-Geral de Homicídios. O homem tem 54 anos e confessou a autoria do crime por estar inconformado com a demissão. O crime ocorreu na última sexta-feira, dia 26, por volta das 11h40.

De acordo com as informações apuradas pela Folha junto ao delegado Cristiano Camapum, titular da DGH, a vítima é gerente de venda e descobriu um furto na loja praticado pelo então funcionário, motivo pelo qual foi demitido. “O funcionário teria furtado cabos elétricos do depósito e revendido a terceiros, causando um prejuízo de mais de R$ 2.400,00”, afirmou Camapum.

No dia seguinte à demissão, aproveitando-se da distração da vítima que atendia um cliente, o homem foi até a loja, entrou pela área dos fundos, armado com uma faca de açougueiro e desferiu um único golpe de faca nas costas da vítima, na frente de funcionários e clientes.

A ação criminosa foi registrada por uma câmera do circuito interno de segurança da loja. A faca ficou cravada nas costas da vítima. Após o crime, o indivíduo saiu caminhando em direção aos fundos da loja.

A Polícia Civil ressaltou que o proprietário do estabelecimento comercial ligou para o autor do crime para saber o porquê de ter agido com tamanha crueldade e também passou a ser ameaçado pelo criminoso. A vítima está internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no entanto, o meliante afirmou que iria terminar o “serviço” e que o proprietário da loja seria sua próxima vítima. O áudio com as ameaças foi apresentado à polícia como prova que será anexada ao inquérito que investiga o caso.

Conforme a DGH, desde o crime do esfaqueamento, as equipes de investigadores da DGH tentaram prender o elemento, mas não foi possível localizá-lo durante as diligências. Pelo fato de ter se apresentado espontaneamente, o delegado ficou impedido de fazer a lavratura do flagrante, uma vez que o autor do crime tem benefício legal.

Em interrogatório a Camapum, o sujeito confessou o esfaqueamento e o motivo do crime, que seria vingança, em consequência de o colega ter denunciado o furto e ele ter perdido o emprego. Por fim, confirmou no interrogatório que após o crime ameaçou terminar de matar a vítima, e confirmou ainda que ameaçou matar o proprietário do estabelecimento, dizendo que seria a sua próxima vítima.

O homem foi indiciado pelo crime de homicídio qualificado tentado como prevê o art. 121 associado ao art. 14 do Código Penal Brasileiro (CPB) e pelo crime de ameaça conforme art. 147, também CPB. “O crime foi qualificado pelo fato de o autor ter usado recurso que tornou impossível a defesa da vítima”, destacou Camapum.

Ele vai responder em liberdade, mas diante das ameaças proferidas à vítima e ao proprietário da Loja, o delegado pediu prisão preventiva do indivíduo, considerando que o fato de estar livre pode se reverter em risco àqueles que estão sob ameaça. A intenção da polícia é que o sujeito ao inquérito e ao processo, preso. “Aguardamos a manifestação do Juízo Criminal quanto ao pedido de prisão”, finalizou o titular da DGH. (J.B)