Polícia

Homens armados assaltam agência da Caer localizada no bairro Pintolândia

Sem vigilantes nem câmeras de monitoramento, agência não tem qualquer garantia de segurança para servidores e clientes

A agência da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) localizada na Rua Vereador Waldemar Gomes, no bairro Pintolândia, na zona Oeste da Capital, foi assaltada no fim da manhã desta segunda-feira, dia 09. Elementos armados entraram no local, renderam uma funcionária e levaram o dinheiro do caixa, aproximadamente R$ 20 mil. O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil.

De acordo com as informações de um funcionário, que não quis se identificar, no momento em que o crime ocorreu havia algumas pessoas dentro da agência fazendo pagamentos de contas. “Já se passava das 10h quando isso aconteceu. Foi muito rápido. Eles chegaram armados, dominaram todo mundo que estava na Caer, levaram o dinheiro e fugiram sem deixar rastro”, narrou.

A funcionária que fazia o atendimento ao público teve que entregar toda a quantia que havia sido arrecadada. “Pelo que consta, cerca de R$20 mil foram levados. Era o dinheiro do cliente da agência, dos pagamentos de contas. Pelo menos a gente aprende que não podemos guardar dinheiro em lugar algum, a não ser no banco. A violência em Boa Vista não permite que as pessoas fiquem despreocupadas com dinheiro em caixa de órgão público, onde todo mundo entra e sai”, ressaltou.

O funcionário acrescenta que o local não tem câmeras de segurança na área externa e nem mesmo um segurança armado para coibir a ação dos criminosos. “É muito pequena a agência, não tem nenhuma segurança, a gente contava com a sorte porque, se alguém assaltasse, não teria como evitar. E foi o que aconteceu. Esperamos que o governo tome providências”, declarou.

Após o assalto, a funcionária passou mal e teve que ser encaminhada ao hospital para receber atendimento médico. Ninguém ficou ferido. “Ainda bem que não atiraram em nenhum cliente e em nenhum funcionário. Foi um susto muito grande, mas todo mundo está bem. O prejuízo é psicológico e emocional”, enfatizou.

A Polícia Militar atendeu a ocorrência e chegou a fazer buscas aos criminosos a partir das características descritas pelas vítimas, mas até o fim do dia de ontem, nenhum suspeito tinha sido preso. No começo da tarde de ontem, os portões da agência estavam fechados e os vizinhos informaram que não houve qualquer movimentação de funcionários ou de polícia depois do meio-dia. A expectativa é que a agência volte a funcionar normalmente nesta terça-feira, 10.

GOVERNO – Em nota, a administração estadual explicou que, nos últimos dias, a Polícia Militar reforçou as ações de policiamento ostensivo em Boa Vista e nos municípios do interior do Estado a fim de evitar que crimes como roubo sejam frequentes. Destacou que o comandante-geral da PM, coronel Dagoberto Gonçalves, apontou uma série de medidas para combater o crime, assim como diante dos fatos ocorridos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

“Temos realizado operações pontuais nos chamados ‘pontos quentes’, que são bairros e logradouros de maior incidência de ocorrências. Dobramos o efetivo do policiamento repressivo com mais equipes especializadas da Força Tática nas ruas e estamos presentes também no reforço ao sistema prisional, apoiando a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). Mesmo com os acontecimentos na Pamc, nenhum reeducando fugiu. Nosso monitoramento mostra que os índices de ocorrências estão estáveis, inclusive alguns demonstram diminuição nesse início de ano, como os roubos e furtos”, frisou.

O policiamento ostensivo, segundo o governo, foi reforçado por equipes de Força Tática e Canil, além de equipes de reforço nos corredores comerciais e bancários. O comandante do Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel Roberto Macedo, orienta que, apesar desse reforço no policiamento ostensivo, os cidadãos devem adotar uma conduta defensiva, estando sempre atentos a situações suspeitas.

“Orientamos a população a ajudar o trabalho da Polícia Militar. Evite exibir aparelhos celulares em locais ermos, como pontos de ônibus ou mesmo caminhando pelas ruas com pouco movimento. Tranque portas e portões de residências e, em caso de atitudes ou situações suspeitas, acione imediatamente a Polícia Militar pelo 190”, frisou.(J.B)