Polícia

Homens morrem eletrocutados na tentativa de consertar transformador

No fim da tarde de quarta-feira, 29, dois homens morreram eletrocutados quando tentavam consertar um transformador de energia de um sítio que fica às margens da BR- 432, quilômetro 63, nas proximidades da Vila Novo Paraíso, no Município de Caracaraí, região Centro-Sul do Estado. As vítimas foram Lindomar Soares Bizarrias, de 57 anos, e Valeriano de Melo Ferreira, 44 anos.

De acordo com as informações da polícia, o fato ocorreu por volta das 17h e, na ocasião, um dos homens decidiu consertar o transformador que apresentava um defeito. Para não deixar que trabalhasse sozinho, um colega ofereceu ajuda. No meio do procedimento, um deles recebeu a descarga elétrica e, na tentativa de prestar socorro, o outro homem tentou puxá-lo e acabou recebendo o choque. Ambos morreram no local, antes mesmo que o socorro médico chegasse.

Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionada e fez a remoção dos corpos até Boa Vista, onde passaram por exame cadavérico e foram liberados à família para sepultamento.

Um amigo da família das vítimas disse que não tinha muitas informações sobre as mortes porque mora em Boa Vista, mas acredita que as condições climáticas não favoreciam o conserto do aparelho, uma vez que as chuvas se intensificaram nos últimos dias naquela região.

O eletricista Hugo Monteiro disse à Folha que a água como condutora de eletricidade torna qualquer atividade que envolva energia muito mais perigosa que em dias quente. Além disso, alertou que é essencial o uso de equipamentos de segurança, como botas de borracha, luvas e capacete e que mão de obra especializada é fundamental, especialmente quanto ao conserto de transformadores. (J.B)