Cotidiano

Homens terão atendimento especial hoje na Sesau

Para incentivar e orientar os homens a cuidar mais da saúde é comemorado no dia 15 de julho o Dia Nacional do Homem. Em Roraima, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem (NAPSH), promoverá uma ação de saúde masculina hoje, 14. A programação inicia às 8h30 e segue até as 11h30, na sede administrativa da Sesau, próxima ao Hospital Geral de Roraima (HGR).

Os serviços oferecidos hoje serão testes de glicemia, aferição da pressão arterial, vacinação, corte de cabelo, massoterapia, atendimento médico com clínico geral e urologista, além de palestras de orientação sobre a saúde masculina. O público-alvo da ação envolve homens de 20 a 59 anos de idade. O objetivo é sensibilizar o público masculino quanto à prevenção e os cuidados com a saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer que mais atinge os homens brasileiros é o de pele, com cerca de 80 mil casos, seguido do câncer de próstata, com 60 mil. Segundo dados da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia em Roraima (Unacon), Roraima registrou 70 casos de câncer de próstata em 2016. Os demais tipos mais comuns são os cânceres de pulmão, colo retal e de estômago.