Cotidiano

Hospital das Clínicas está previsto para ser inaugurado em julho

Há seis anos em obras, o Hospital das Clínicas de Roraima (HCR) está previsto para ser inaugurado em julho. A construção da unidade de saúde está com cerca de 95% concluída e com os processos para aquisição de equipamentos em andamento, mas, de acordo com o Governo do Estado, a crise financeira desacelerou o processo de inauguração.

O Governo de Roraima apresentou na Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 012/2016, aprovada por unanimidade, que aumenta de 12% para 18% o percentual mínimo das receitas do Estado a serem investidas na Saúde. Isso significa R$ 120 milhões a mais para a Saúde neste ano.

O governo informou que já vem aplicando valores acima do piso de 12%, saindo de 12,23% investidos em 2014 para uma média de 15,48% este ano. “Mas mesmo com o esforço em investir acima do piso previsto, com complementos constantes, ainda não foi possível garantir que todos os compromissos fossem honrados”, alegou.

O Hospital das Clínicas começou a ser construído em maio de 2011 e a atual gestão recebeu a obra paralisada e com cerca de 60% dos serviços concluídos. Quando a atual gestão assumiu a obra, havia uma dívida de R$ 6 milhões em contrapartidas do Estado atrasadas.

Além de quitar a dívida, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, a liberação de um convênio para a construção de um terceiro bloco com o objetivo de otimizar o atendimento médico do Estado.

O hospital será uma unidade de retaguarda para o atendimento pós-hospitalar, para dar continuidade ao tratamento iniciado no Pronto Atendimento Airton Rocha e no Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR).

“Isso deverá pôr fim à superlotação causada por vários anos de poucos investimentos na criação de novos leitos. Ao mesmo tempo, a transferência dos pacientes para o HC irá diminuir o alto risco de infecção a que o paciente fica submetido em uma internação hospitalar prolongada”, destacou.

ESTRUTURA – O Hospital das Clínicas tem uma estrutura de seis mil metros quadrados em dois blocos de dois e três pavimentos. A população será beneficiada com 93 leitos hospitalares e equipamentos modernos. O prédio está localizado na Av. Nazaré Filgueiras, no bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista, uma das regiões com maior índice populacional da cidade.

Com um ambiente amplo, a unidade vai dispor de todo o suporte de uma estrutura hospitalar e uma equipe multidisciplinar, proporcionando um atendimento de qualidade, para atender especificamente à clínica médica, diferentemente do HGR, que é um atendimento de média e alta complexidade que atende a todas as especialidades.

A unidade realizará exames de raio-x, exame de ultrassonografia, laboratoriais, eletrocardiograma e outros exames complementares que se fizerem necessários para fechar o diagnóstico, além de dispor de serviços como vigilância epidemiológica, atenção farmacêutica, nutrição, psicologia, serviço social.