Cotidiano

Hospital de Barretos lança campanha para diagnóstico de câncer em Caracaraí

O projeto ‘Passos que Salvam’, uma campanha que busca o diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes, foi lançado na manhã de ontem, 22, em Caracaraí, Centro-Sul de Roraima. A ação faz parte de uma iniciativa do Hospital de Câncer de Barretos em São Paulo, conhecido pela sua atuação no combate da doença, e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

A campanha tem como finalidade, além conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, desenvolver ações práticas e mais diretas no combate ao câncer infanto-juvenil. Segundo a Prefeitura de Caracaraí, as estratégias ainda vão ser definidas com a equipe da coordenação nacional do projeto e a Sesau. A princípio, haverá capacitação de profissionais de saúde que atuam na área.

“O Hospital de Barretos vai fazer uma cooperação com o município. Vão mandar técnicos de Manaus e São Paulo até o fim deste mês para capacitar o nosso pessoal. Aqui vou nomear um médico e uma enfermeira que atuam em Caracaraí para passar pelo treinamento e eles vão agir como multiplicadores do conhecimento que receberam, passando as informações para os agentes de saúde que trabalham diretamente nas casas da população”, disse a prefeita Socorro Guerra (PROS).

Outra novidade anunciada pela prefeita foi a parceria após a doença ter sido diagnosticada. “Detectada a suspeita da doença, nós entraremos em contato diretamente com o Hospital de Barretos e essa criança ou adolescente será transferida sem precisar de muita burocracia. Vai ser um tratamento direto do município com Barretos”, frisou.

Socorro ressaltou que, em novembro, o município vai participar de uma caminhada em prol da campanha. “No dia 05 de novembro, às 08h, Caracaraí e as demais localidades que também participam do projeto vão participar dessa ação que serve para chamar a atenção da sociedade”.

DIAGNÓSTICO – Conforme dados do Hospital de Barretos, quando a doença é descoberta ainda no início, as chances de cura são muito maiores. “Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados como acontece em outros países”, informou a coordenação do projeto.

Segundo a unidade de saúde, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do diagnóstico ou desinformação até mesmo dos médicos. Muitas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns da infância.

SINAIS – O hospital alerta a população para existência de diferentes sinais que podem supor que uma criança sofra de câncer, como dores de cabeça pela manhã e vômito, caroço no pescoço, nas axilas e na virilha, como ínguas que não desaparecem, dores nas pernas que não passam e que atrapalham as atividades das crianças, além de manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas, aumento do tamanho da barriga, brilho branco em um dos dois olhos em fotografias com flash, entre outros.

PASSOS – Iniciada em 2013 por representantes do Hospital de Câncer de Barretos, a campanha é realizada em 16 estados e mais de 500 cidades simultaneamente. Com o foco de alcançar todas as unidades federativas, a equipe da coordenação nacional do projeto esteve em Roraima na quarta-feira, 21, em uma reunião com a governadora Suely Campos (PP), quando foi acordado a participação do Estado na campanha.