Cotidiano

IFRR abre inscrições para cursos técnicos

São oferecidas 70 vagas para Agropecuária e Aquicultura

O Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima, no norte de Roraima, abriu, nesta quarta-feira, dia 29, inscrições aos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Aquicultura, ambos integrados ao ensino médio. São oferecidas 35 vagas em cada um. O prazo para se inscrever vai até 3 de janeiro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente, na Coordenação de Registro Acadêmico (Cores), em horário normal de expediente. A sede do CAM fica na Rodovia Antonino Menezes da Silva, Km 03, no Município do Amajari.

O candidato deverá ter idade máxima de 17 anos completos e haver concluído o ensino fundamental até a data da matrícula. O seletivo está a cargo da Comissão Permanente de Processo Seletivo e Vestibular (CPPSV) do CAM. O edital está disponível no endereço http://amajari.ifrr.edu.br.

No ato da inscrição, o candidato terá três opções para concorrer às vagas: ação afirmativa (aos que se autodeclararem por cor e/ou renda), pessoa com deficiência e ampla concorrência.

As vagas serão preenchidas por meio de análise curricular, de caráter classificatório. A análise compreenderá a observação de desempenho no ensino fundamental, com base na média ponderada dos componentes curriculares do Histórico Escolar do candidato, conforme consta no edital.

Na modalidade integrado ao ensino médio, o estudante cursa a formação básica e a formação técnica de forma articulada. O diploma tem validade nacional e habilita o formado tanto para o ingresso em cursos de nível superior quanto para o exercício profissional.

De acordo com o membro da CPPSV Enyedja Fabrícia Cruz, existem dois pontos aos quais os candidatos devem ficar atentos. O primeiro se refere à documentação de cotistas, pois os candidatos devem apresentar a documentação de toda a família para comprovar a renda. O segundo é acompanhar os prazos, em especial o de matrícula.

Conforme Enyedja, já ocorreu de os pais/responsáveis perderem a vaga do filho porque tinha passado o prazo e os da lista de espera já tinham sido chamados. “Existe o período de fazer matrícula, geralmente de uma semana, então as pessoas precisam atentar bastante para a publicação do resultado, que deve ocorrer dia 23 de janeiro. Os 35 mais bem classificados, de acordo com as notas, são chamados para fazer a matrícula. Se alguém perder o prazo, o próximo da lista será chamado”, disse.

ITINERANTE – A Comissão do Processo Seletivo fará a divulgação do certame a partir do dia 4 de dezembro em algumas localidades do Amajari, de Paracaraima e do Alto Alegre. Depois de divulgar nas escolas, nas comunidades indígenas, haverá o retorno a essas localidades para fazer as inscrições itinerantes, a partir do dia 12 de dezembro.

As primeiras visitas ocorrem 4 de dezembro, nas Comunidades Indígenas Aningal e Nova Vida (Amajari); 5 de dezembro, no Taiano e na Barata, Município de Alto Alegre; 6 de dezembro, nas comunidades Guariba, Araçá e Mutamba (Amajari); 9 de dezembro, nas comunidades Três Corações e Mangueira; no dia 13 de dezembro, a divulgação será no Município de Pacaraima, nas comunidades Boca da Mata, Sorocaima, Surumu e Contão. Para encerrar essa fase, no dia 14 de dezembro, recebem a equipe da comissão as localidades Bom Jesus, Trairão e Tepequém (Amajari).