Cotidiano

IFRR comemora 25 anos de criação

A educação roraimense ganhou valoroso suporte que agora se expande para localidades do interior

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) inicia oficialmente hoje, 4, a programação comemorativa ao aniversário de 25 anos. O tempo é contado desde a implantação como Escola Técnica Federal de Roraima, em 30/06/1993, seguido do dia da sanção da Lei 11.892, em 29/12/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A solenidade de abertura será às 9h30, no anfiteatro do prédio da reitoria, na Rua Fernão Dias Paes Leme, 11, no bairro Calungá.

Ao longo de sua existência, a instituição vivenciou várias mudanças. Atualmente, o IFRR possui estrutura multicampi composta pelas unidades: Reitoria, Campus Amajari (CAM), Campus Boa Vista (CBV), Campus Novo Paraíso (CNP), Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Campus Avançado Bonfim (CAB).

Desde 2008, oferece 44 cursos. Destes, 25 de nível técnico e 19 de nível superior, gerando 294 turmas, sendo 189 de nível técnico e 105 de nível superior.

O Campus Boa Vista (o mais antigo) foi a primeira unidade do IFRR a ofertar cursos superiores. O Campus Boa Vista Zona Oeste é a mais nova unidade. Atualmente, ali é feito um estudo de demanda, com audiência da população, para definir quais cursos serão ofertados.

No interior, dois campi, Amajari e Novo Paraíso, já atendem com formação superior. Desde abril de 2016, o Campus Amajari oferece o curso superior de Tecnologia em Aquicultura. A previsão é que a formatura da primeira turma ocorra no final do primeiro semestre de 2019. Neste ano, o Campus Novo Paraíso fez o primeiro vestibular para o curso de bacharelado em Agronomia, com 35 vagas.

Reitora afirma que missão é consolidada desde o Território

Para a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, a data marca os inúmeros avanços conquistados pela instituição na valorização da educação profissional no Estado desde a época do Território, e define que mesmo com todas as transformações, ajudou no crescimento de Roraima.

“Quando Roraima iniciava o processo de desenvolvimento como Estado, o IFRR estava colaborando com a formação dos profissionais na área técnica de eletrônica e eletrotécnica. Atualmente muitos destes alunos são lideranças no Estado em diferentes áreas, e ate mesmo na própria instituição. Este é nosso maior orgulho como educadora”, disse.

Sandra acrescentou que a missão dos Institutos enquanto rede federal é o desenvolvimento regional e para isso foram criados. São instituições que congregam todos os caminhos de formação e verticalizam a formação dos alunos desde o ingresso no nível básico até a formação superior.

Segundo a reitora, quanto ao futuro, a meta é ampliar as competências na formação profissional atenda as demandas sociais, regionais e culturais no ensino, na pesquisa, extensão e, sobretudo, na inovação tecnológica.

“Pensar no futuro é idealizar a formação profissional do público alvo, da clientela que nos procura e principalmente estar atenta às mudanças ocorridas no mundo do trabalho. É necessário manter, mesmo diante dos atuais desafios, o nível de excelência na educação básica e superior nestes 25 [anos] de nossa atuação em Roraima”, sintetizou. (RG)

Comunidade acadêmica terá campanhas de utilidade pública

Como parte da programação de aniversário, serão anunciadas três campanhas de utilidade pública direcionadas à comunidade acadêmica: voto ético, doação de sangue e preservação ambiental, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), Hemocentro (Hemoraima), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e da Companhia de Água e Esgotos (Caerr).

Durante a cerimônia de abertura serão apresentadas duas novas tecnologias, uma desenvolvida pelo IFRR e outra em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), cujos pedidos de patentes foram depositados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), marcando o início da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei 2018), que ocorre no Campus Boa Vista (CBV), a partir das 19 horas desta segunda-feira, 4.

Intitulada “coletor de efluentes em profundidade”, a primeira tecnologia a ser apresentada é resultado de pesquisa realizada pela professora do CBV Márcia Brazão e os pesquisadores da UFRR, Fabiana Granja e Derlano Capucho. O depósito de patente ocorreu em co-titularidade com a universidade.

A segunda trata-se de criação do Campus Novo Paraíso (CNP), por meio da pesquisa do professor Guilherme Turcatel Alves, que aplicou extratos do fruto tucumã ao biodiesel, criando um aditivo natural antioxidante capaz de aumentar a vida útil desse tipo de combustível, facilitando o transporte e escoamento.

No evento, o público também poderá conferir a exposição fotográfica itinerante “Conexões”. Ela irá percorrer as seis unidades do IFRR contando um pouco da história da instituição, desde a criação como Escola Técnica Federal de Roraima, passando pelo Cefet-RR, até a atual estrutura, que atende mais de 4 mil estudantes, entre jovens e adultos, nas modalidades presencial e a distância.

À noite, será promovida, no auditório do CBV, a primeira palestra da Semei 2018, com o tema “Estratégias para impulsionar negócios digitais”, ministrada por Graciela Missio, do Sebrae-RR. O evento segue até quinta-feira, 7, com workshops e palestras voltadas aos públicos interno e externo. Outras informações sobre a Semei 2018 podem ser obtidas no endereço semei.ifrr.edu.br e pelos e-mails [email protected] e [email protected] (RG)