Cotidiano

IFRR comemora aniversário com programação especial nas unidades da Capital e do interior

A abertura oficial das comemorações vai ocorrer na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 9 horas, no anfiteatro da Reitoria do IFRR

Para celebrar os 24 anos de atuação na área da educação profissional e tecnológica no estado, que serão completados em 30 de junho, as seis unidades do Instituto Federal de Roraima (IFRR) vão promoveratividades na Capital e no interior voltadas à comunidade acadêmica e ao público em geral.

A abertura oficial das comemorações vai ocorrer na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 9 horas, no anfiteatro da Reitoria do IFRR, com a fala da reitora Sandra Mara Botelho e de ex-reitores da instituição, além de apresentações culturais. No sábado, dia 24, em alusão à data, o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) promove mais uma edição do IF Comunidade, voltado para a prestação de serviços diretos à comunidade em que atua. O evento terá início às 8 horas, na Escola Estadual Elza Breves, no Conjunto Cidadão.

No mesmo dia, o Campus Boa Vista (CBV)realiza o campeonato Quintão de Basquetebol, durante todo o dia. A unidade também irá promover atividades no dia 28, quando haverá a inauguração do espaço de convivência dos estudantes, às 9 horas, e o sarau comemorativo dos 24 anos do IFRR, a partir das 16 horas. A programação será finalizada no dia 30 com uma celebração ecumênica, que terá início às 9 horas, no auditório do campus.

No Amajari,a data será celebrada no dia 27com a realização deexposição fotográficae arraial a partir das 16 horas, no malocão do Campus Amajari (CAM), onde estão previstas apresentações de dança, bingo beneficente, escolha do rei e da rainha caipira, concurso de xote e música ao vivo. O Campus Novo Paraíso (CNP) também irá celebrar o aniversário com uma festa junina, no dia 28, na sede da unidade.

A II Mostra Acadêmica, que ocorre no dia 27, e o arraial, no dia 28, ambos a partir das 17 horas, serão promovidos pelo Campus Avançado do Bonfim (CAB) em alusão aos 24 anos do instituto. A unidade funciona provisoriamente na Escola Estadual Argentina Castelo Branco, localizada na Rua Rodrigo Pires Figueiredo, nº 44, Centro.

Histórico – A instituição iniciou seu funcionamento no estado, em 30 de junho de 1993, como Escola Técnica Federal. Em 2002, credenciou-se como Centro Federal de Educação Tecnológica, passando à denominação de Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR), e, no ano 2008, com a sanção da Lei 11.892,  que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a população roraimense pôde acompanhar a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Atuação – O IFRR é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular,constituída por seisunidades: a Reitoria e os Campi Boa Vista, Novo Paraíso, Amajari, Boa Vista Zona Oeste e Avançado do Bonfim. Atualmente, atende cerca de 4.800 estudantes, entre jovens e adultos, nas modalidades presencial e a distância, por meio do trabalho realizado por quase 700 servidores.