Esporte

IFRR inicia etapa de encerramento do IV Jogos Intercampi

Evento segue até domingo, 20, com atletismo, natação, tênis de mesa, judô, vôlei de areia e basquetebol

A solenidade de abertura da terceira e última etapa dos IV Jogos Intercampi do IFRR, ocorreu nesta sexta-feira, 18, no ginásio do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), e contou com muita animação das torcidas e empolgação dos alunos-atletas.

O evento segue até domingo, dia 20, com a disputa das modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, judô, vôlei de areia e basquetebol. Somente a modalidade de atletismo será disputada na Vila Olímpica Roberto Marinho, as demais disputas serão realizadas no complexo poliesportivo do campus.

Durante a solenidade, que contou com o tradicional desfile das delegações, juramento do atletas e discursos dos gestores dos campi e da Reitoria do IFRR, as apresentações de dança do acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física, Marcos Vinícius e da Companhia de Dança Freedom, ambas oriundas de projetos de Extensão do CBV, marcaram o início da competição.

Mais uma vez o CBV tem a honra de sediar a etapa de encerramento que é sempre marcada pelo congraçamento, integração e comemorações pelo sucesso do evento. Ao dar as boas-vindas aos campi visitantes, a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, enfatizou a importância do respeito entre os atletas.

“Desejo a todos que aproveitem os jogos e que sobretudo tenhamos três dias de harmonia, de respeito, de ética, de alegria e de confraternização, e que cada um mostre o seu valor a partir desses princípios, pois o esporte é sinônimo de saúde e de integração. Tenho certeza que os atletas do Campus Boa Vista estão aqui de braços abertos para receber nossos visitantes e ajudá-los a fazer dessa etapa um lindo espetáculo”, ressaltou a diretora.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho também destacou que esta etapa representa a conclusão de todo o trabalho de organização os Jogos Intercampi.

“Nesta etapa, que encerra um período de muito trabalho da equipe organizadora, tem o objetivo de selecionar os melhores para representar o IFRR na etapa regional, que será realizado no mês de agosto, em Manaus. E nesse sentido, digo aos competidores que, não só os diretores dos campi, mas a Reitoria também está envidando esforços, para que possamos garantir a participação do maior número de atletas possível na fase regional. O esporte é integração, é fruto de todo um trabalho de técnicos e alunos, então que os jogos sejam éticos e respeitosos, pois todos nós somos Instituto Federal, independente do campus que representamos”, destacou a reitora.

Até a realização desta etapa, foram dias de competições, muito esforço e dedicação dos alunos-atletas que se prepararam durante vários meses para os jogos, e a intenção é conquistar a vitória para garantir a classificação para a etapa regional. É o que relata a competidora Milena Castro, do 3.º ano do curso Técnico em Secretariado, do CBV, que participa dos jogos pela primeira vez.

“Eu sempre tive o sonho de competir representando o meu campus, mas sempre minha dedicação aos estudos e outros afazeres me impediam de treinar e me preparar. E esse ano, como é meu último ano na instituição, decidi que era o momento de competir, então seria genial pra mim vencer e poder viajar pra competir na etapa regional”, disse Milena.

Ela competirá na modalidade de atletismo, disputando as provas de lançamento de disco e lançamento de dardo e destaca a importância dos investimentos na área do esporte.

“Todo e qualquer investimento no esporte é super importante até para a motivação dos alunos, para que possam, inclusive se dedicar mais aos treinamentos. Temos uma carga horária muito intensa e cansativa na escola e por vezes nos sentimos desmotivados a treinar, então caso houvesse mais investimentos teríamos resultados ainda mais expressivos”, afirmou a aluna-atleta.

Etapas anteriores – A primeira etapa dos jogos foi realizada no Campus Novo Paraíso (CNP), nos dias 6 e 7 de abril, quando foram disputadas as modalidades de xadrez e futsal e a segunda etapa no Campus Amajari (CAM), no período de 27 a 29 do mesmo mês, com as modalidades de handebol e vôlei de quadra.

Então você que deseja torcer pelo seu campus venha fazer parte das torcidas, incentivar aos colegas e vibrar com a conquista das medalhas.

#ifrr