Cultura

IFRR lota com estudantes em busca da Cultura Nerd

Quadrinista da Marvel, Mike Deodato, mandou recado e disse que virá em 2018

O maior Encontro Nerd da Região Norte, a Quadri-Con, realizado no Instituto Federal de Roraima (IFRR), reuniu centenas de pessoas no último sábado, 14. O Evento celebrou os 40 anos de Star Wars unindo os amantes da Cultura Pop em Boa Vista.

A programação contou com Feira de Artigos Colecionáveis, Trabalho de Artistas Locais, Desfile de Lolitas, Concurso de Cosplay; Palestras sobre a ‘Relação Histórica dos Heróis com o Mundo Contemporâneo’, com Fernando Matos; ‘O Desenho à Mão, do Papel ao Digital, da Caricatura aos Quadrinhos, com Franco Soares; ‘Dublagem de Animes’, com Pamella Thayanne; ‘A evolução dos videogames’, com Patrick Rabelo; Oficina de Customização de Art Toy, com Rafael Jorge e Saulo Jorge; ‘Maquiagem Artística Para Filmes de Terror’, com Biel Rodrigues e ‘Técnicas do Card Game Magic’, com a equipe da MEGA3.

“Realizamos a 2ª Edição da Quadri-Con, um Encontro Multiverso Anual que objetiva o lazer, a diversão e, sobretudo, a educação, já que nasceu de atividades pedagógicas dos Cursos Técnicos de Secretariado e Edificações do IFRR. O sucesso tem sido enorme e tem contado com os parceiros Folha de Boa Vista, RR Clube HQ, MEGA3, Publicolor, Instituto Boa Vista de Música, Easy Tech, Unama Faculdade da Amazônia, Roraima Garden Shopping, Mundo Nerd, Neo, FCRR e M3 Comunicação e Marketing”, destacou o coordenador, professor Orlando Marinho.

Para entreter as famílias, também foram apresentadas coleções de Quadrinhos, Carrinhos, Figuras de Ação, Jogos de Tabuleiro, entre outros.

“A Quadri-Con tem sido um universo diversificado de ideias para os jovens. Participei da primeira edição e percebi que o Encontro evoluiu este ano com a presença da banda de Música de Boa Vista, que fez a diferença na abertura e durante o Evento tocando trilhas sonoras de filmes clássicos. Gostei bastante”, comentou o cinegrafista Pedro Alencar.

Para o cartunista, artista plástico e pintor, Lindomar Neves, o ‘Bach’, “Este tipo grandioso de Encontro deve evoluir ainda mais e se estender para locais maiores, abrangendo novas ideias, incluindo mais informações e detalhes”, sugeriu.

No final da Quadri-Con 2017, antes de iniciar a competição entre os Cosplayers, o professor Orlando Marinho destacou uma mensagem virtual do quadrinista da Marvel e DC, Mike Deodato Jr., que só não participou do Evento por ter que cumprir uma agenda que já estava lotada, mas ele disse que no ano que vem encontrará espaço para palestrar em Boa Vista, na Quadri-Con 2018.

Mike Deodato mora em Recife (PE) e já trabalhou com a DC desenhando personagens diversos, incluindo o Batman. Na Marvel, ele fez Wolverine, Vingadores, X-Men, dentre outros, onde atua até hoje.