Esporte

III Copa Cuca de Voleibol reúne estudantes do Brasil e da Venezuela

A competição serve como uma preparação das equipes locais para os Jogos Escolares de Roraima deste ano.

Começou nessa quinta-feira, 31, e segue até sábado, 2, a III Copa Cuca de Voleibol. As partidas serão realizadas na quadra da Rede Cidadania, no bairro Caranã. Estudantes brasileiros e da Venezuela brigam pelo título de campeão da competição.

Os confrontos estão divididos entre os naipes masculino e feminino nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos).

Defendendo a bandeira de Roraima estão as escolas: São José, Idarlene, Camilo Dias, Sesc/RR, Colégio Cuca e Ríver (clube escolar). O Amazonas está representado pelo Colégio Nilton Lins, Colégio La Salle e Centro Adalberto Vale. Da Venezuela, o Colégio El Callao disputa o título do torneio.
Izerbledison Souza, coordenador do evento, conta o que espera, além da integração com as escolas participantes.

“A gente espera que através dessa competição nós possamos caprichar com maior carinho dando todo suporte para que as equipes que estão vindo do Amazonas e da Venezuela possam chegar e abrilhantar o evento elevando o nível técnico da competição somado com as equipes daqui do Estado”, afirmou.

“Esse momento é muito importante para as equipes que estão se preparando para os Jogos Escolares ter essa oportunidade de poder jogar com equipes de outro estado e até de outro país e fazer com que esse intercâmbio de voleibol faça com que cada atleta melhore sua performance individualmente”, concluiu o coordenador.

Rayane Rodrigues, da equipe do Ríver, falou um pouco da expectativa que seu time tem até o fim do torneio.

“Esperamos dá o melhor de nós, jogar bem pra ir atrás de uma conquista. O professor juntou jogadoras de outras escolas e estamos formando um time, estamos começando agora, tá tudo novo então digamos que até aqui cada um tem sua experiência com seu treinador”, disse a jogadora.

Técnica da escola Camilo Dias, Edilamar Mateus ressaltou que sua participação na Copa Cuca será como um preparatório para os Jogos Escolares.

“Estamos aqui pra uma preparação pros Jogos Escolares, pra gente ganhar ritmo, chegar na disputa com tudo e se Deus quiser sermos campeãs”, explicou.

Ela aumenta o nível do torneio quando lembra que assim como Camilo Dias, uma equipe do Amazonas também esteve no Campeonato Brasileiro da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) realizado no início de maio.

“Uma das equipes que vem de Manaus/AM também esteve na mesma competição, que acabamos em quinto colocado, e toda competição que nós participamos vem um aprendizado, conhecimento e a gente vai trabalhando nosso ritmo. Esse torneio melhora não só pra nós como pra todo Estado”, finalizou.

Serão três dias de disputas. Começou ontem 31, continua hoje e encerra neste sábado, 2 com as disputas finais.