Polícia

IML identifica corpo de jovem que era procurado pela mãe desde janeiro

Desde o mês de janeiro deste ano, a família do jovem Leonardo Figueiredo França, de 27 anos, o procurava pelas ruas de Boa Vista, principalmente sua mãe, Acácia Figueiredo da Costa, que no dia 25 do mesmo mês de janeiro deu entrevista à Folha explicando sua dolorosa rotina em busca do paradeiro do filho que saiu de casa no dia 4 de janeiro e não mais retornou. Na manhã de ontem, dia 20 de março, o Instituto de Identificação deu parecer ao Instituto de Medicina Legal (IML) comprovando a identidade do rapaz.

O corpo de Leonardo deu entrada no IML no dia 6 de janeiro, depois de ter sido encontrado em estado de decomposição à margem esquerda do Rio Branco. A causa da morte, segundo o laudo emitido pelos legistas, foi um traumatismo cranioencefálico (TCE).

A mãe de Leonardo chegou a pedir apoio da reportagem da Folha para fazer a divulgação da fotografia e das informações, a fim de que a população pudesse dar pistas de Leonardo. “A última vez que eu vi ele foi quando saiu de casa, no dia 4 de janeiro. Ele chegou a almoçar. Eu estava com muito cuidado para ele não sair de casa, porque ele estava com vontade de sair. Eu tinha medo de ele sair e não voltar”, destacou Acácia.

Segundo Acácia, o filho tomava remédio controlado, era portador de deficiência mental. “Infelizmente não posso ficar prendendo ele dentro de casa. Minha casa é de madeira. Eu conversei com um delegado que disse que eu não poderia prender. Eu sempre tomei cuidado para ele não sair”, disse a mãe angustiada.

A dona de casa fez o registro do Boletim de Ocorrência (B.O) no 5o Distrito Policial, a fim de que o Núcleo de Investigação de Pessoas Desaparecidas (NIPD) iniciasse os procedimentos para localizar a vítima. Até o fim da manhã de ontem, o IML ainda não tinha feito a liberação do corpo e aguardava a chegada de familiares de Leonardo, que ainda não tinham sido localizados. (J.B)