Política

INOPE aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro na disputa presidencial em RR

Em outros cenários com e sem o ex-presidente petista como candidato, Bolsonaro fica à frente na corrida para 2018

Uma pesquisa do Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope) divulgada com exclusividade pela Folha de Boa Vista mostra os índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018.

O Inope ouviu 1.716 eleitores durante o levantamento de campo realizado entre os dias 24 a 29 de agosto de 2017, nos 15 municípios de Roraima. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2,37% para mais ou para menos.

Ao sondar os entrevistados sobre a intenção de voto para presidência em 2018, foram apresentados dois cenários de maneira estimulada. No primeiro, Lula (PT) fica à frente com 25,75% de intenções de voto. Com a margem de erro de 2,37% da pesquisa, pode-se afirmar que o candidato Jair Bolsonaro (PEN), que aparece em segundo lugar com 22,96% de intenções de voto, está empatado tecnicamente com o ex-presidente, e Marina Silva aparece na terceira colocação com 19,11% das intenções. Os demais candidatos obtiveram menos de 8% de intenções de votos.

Veja os resultados dos demais cenários pesquisados:

No 2º cenário, sem Lula, Jair Bolsonaro fica com 23,71% das intenções de voto e Marina Silva 23,31%. Considerando a margem de erro, os dois ficam empatados tecnicamente.

 

INOPE- O Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope) marcou história na sua segunda eleição trabalhando com pesquisas registradas, em 2016. A empresa atuou em seis municípios realizando levantamentos junto ao eleitorado, sempre com pesquisas feitas pelo próprio instituto, e alcançou 100% de acerto no resultado.

Matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, 08.