Cotidiano

Igrejas se unem hoje para realizar ato ecumênico em favor da paz e justiça

Igrejas Católica, Betesda e Evangélica Luterana no Brasil promovem uma celebração em frente à Igreja Matriz, no Centro

Em decorrência dos problemas enfrentados pelo sistema prisional brasileiro, principalmente levando em consideração o massacre ocorrido na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc) no dia 6, as igrejas Católica, Betesda e Evangélica Luterana no Brasil realizam neste sábado, 14, a partir das 10h, um ato ecumênico com o tema “Pela Paz e Justiça”. A ação vai acontecer em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico de Boa Vista.

As três igrejas são integrantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e realizam esse tipo de manifestação em conjunto com frequência no Estado. O padre Revislande Araújo falou sobre a preocupação com o sistema prisional de Roraima e lembrou a manifestação do Papa Francisco na última semana acerca do massacre ocorrido na penitenciária do Amazonas.

“O Papa expressou a tristeza dele e a preocupação pelo que vem acontecendo no Brasil. Ele fez um apelo para que as instituições prisionais sejam locais de reabilitação e reintegração social e que as condições de vida dos detidos sejam dignas de seres humanos. A arma do cristão é a oração, e é isso o que vamos fazer neste momento: orar pelas vítimas, pelas famílias, sejam pais, mães, filhos, irmãos. E orar pela nossa população que está insegura diante de tudo o que está acontecendo”, disse.

O padre também falou sobre o posicionamento de muitas pessoas em relação ao massacre ocorrido na Pamc. “Muita gente está tratando isso com hostilidade, contente pelo que aconteceu. O reeducando, quando preso, é tirado dele a liberdade, e não a dignidade. E essa é uma das coisas que queremos evidenciar. Justiça é uma coisa, mas vingança é outra completamente diferente. Estar satisfeito com o que aconteceu é vingança e isso não é correto”, afirmou Revislande.

A pastora da Igreja Betesda em Roraima, Elizângela Ramos, falou sobre o tema do ato. “Queremos que a paz e a justiça sejam restabelecidas. Precisamos orar e pedir mais responsabilidade junto ao Estado. Precisamos interceder pela nossa cidade, para que todo cidadão viva uma vida de segurança e tenha seus direitos respeitados. É preciso que as pessoas entendam que isso o que aconteceu foi um fato isolado. As pessoas podem pensar: ‘essas igrejas estão querendo defender bandido’. Mas não é isso. Nós entendemos que esses problemas são resultados de uma sociedade que está doente e a segurança foi deixada de lado e esquecida há muitos anos”, disse.

Apesar de ser organizada por três igrejas diferentes, a ação é voltada para o público em geral. A pastora frisou que é um momento de oração e que todos podem e devem participar. A programação do evento terá cânticos de louvor, roda de oração e uma reflexão de possíveis iniciativas que podem ser idealizadas para minimizar a violência. A ideia, segundo ela, é formalizar um documento para ser entregue às autoridades do Estado.

CONIC – O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) nasceu em Porto Alegre (RS), em 1982. A criação foi articulada entre as igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Metodista.  

O objetivo do Conic é atuar em favor da dignidade, dos direitos e deveres das pessoas, até como forma de fidelidade à mensagem evangélica. Hoje, com sede em Brasília (DF), o conselho mantém a promoção das relações ecumênicas entre as igrejas e o fortalecimento do testemunho conjunto das igrejas-membro na defesa dos Direitos Humanos. Para alcançar essa meta, as igrejas que compõem o Conic vivenciam uma parceria de diálogo, de valorização da vida humana, de amizade fraterna e de convivência enquanto entidades que buscam um caminho comum.