Cotidiano

Imigrantes recebem atendimento médico

Abrigo do Tancredo Neves atende atualmente cerca de 500 imigrantes

Imigrantes venezuelanos abrigados no Ginásio Tancredo Neves receberam neste sábado, 18, atendimento médico. Ação foi realizada por meio de parceria entre a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), estudantes de Medicina da UFRR (Universidade Federal de Roraima), estudantes de Enfermagem da UERR (Universidade Estadual de Roraima), além de uma médica venezuelana residente no Brasil.

Com cerca de 500 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, vivendo no local, os principais problemas de saúde registrados, segundo a médica Maria Alejandra Garcia, são: gripe, dores de garganta, bronquite, lesões na pele e parasitoses.

Em busca de acolhimento, os venezuelanos atendidos no Ginásio Tancredo Neves contam com a ajuda da Cedec, de diversas ONGs, de igrejas e do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

De acordo com o auxiliar de Gestão Migratória da Cedec, tenente Leonardo Menezes, desde a última segunda-feira, 13, com suporte do Projeto Mochilão, formado por voluntários que vieram do Rio Grande do Sul, e de integrantes do Acnur, está sendo feita a catalogação de todos os imigrantes do abrigo.

O trabalho deve ser concluído neste sábado e constarão do cadastro informações documentais e sociais dos venezuelanos. Esses dados servirão para que haja um controle sobre o quantitativo de abrigados e o perfil socioeconômico deles. Com base nessas informações, será feita pelo Acnur uma documentação para identificar quem está abrigado.

Segundo o coordenador do abrigo, tenente Fernando Troster, a permanência no local é transitória e de apenas 15 dias, mas as situações são analisadas minuciosamente.

Nesta semana, eles receberam alimentos doados por pessoas do Rio de Janeiro. O repasse foi feito para a Defesa Civil Estadual pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social).

A população local que tiver interesse em doar alimentos, material de higiene pessoal e de limpeza, além de remédios, pode procurar o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Venezuela, 5362, Pricumã.

Com informações da Secom-RR