Cotidiano

Inadimplência de IPTU chega a 40% em BV

A partir de 1º de junho, os contribuintes vão ter acesso aos boletos via Correios e pelo site da PMBV

A partir de 1º de junho, os contribuintes de Boa Vista vão ter acesso aos boletos para quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017. Os boletos serão disponibilizados tanto via Correios, quanto pelo site da Prefeitura de Boa Vista. Até o momento, a capital conta com mais de 100 mil imóveis cadastrados e a média de inadimplentes é de 40%.

A diretora do Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (Sefin), Celiane Mafra, explicou que o tributo é uma das principais fontes de recursos da administração pública, por cobrir as despesas do município. Dos pagamentos realizados, 16,5% são destinados à saúde, 29% à educação, 5% à assistência social e o restante é utilizado para a manutenção pública.

Celiane ressaltou que o contribuinte deve prezar pela adimplência, uma vez que o IPTU é responsável por garantir os recursos necessários para investir em ações e projetos do município. “Para facilitar a vida do contribuinte, a Prefeitura sempre disponibiliza no seu site oficial (www.boavista.rr.gov.br) os boletos para pagamento”, disse.

Este ano, quem optar pela parcela única terá 10% de desconto e poderá pagar o tributo até 5 de julho. O contribuinte pode ainda pagar o imposto em até seis vezes, sem juros e sem desconto.

ISENÇÃO – Os aposentados e pensionistas com renda familiar até R$ 3.196 e que são donos de um único imóvel de uso residencial têm direito à isenção. Da mesma forma, quem possui um único imóvel residencial medindo até 500 metros quadrados, com área construída de até 60 metros quadrados, tem direito a isenção. A PMBV afirmou que quem deseja solicitar a isenção têm até o dia 5 de julho para comparecer à Sefin, que fica localizada na Rua Coronel Pinto, número 188, no Centro. Os interessados precisam portar RG, CPF, comprovante de renda e documentos do imóvel. (A.G.G)