Cotidiano

Incêndio em terreno baldio provoca susto em moradores do Cinturão Verde

Moradores relataram que ainda se uniram para tentar apagar as chamas, mas o fogo se alastrou rapidamente

Às 21h45 desta segunda-feira, 27, um incêndio num terreno baldio da Rua Professor Clóvis Sousa, no bairro Cinturão Verde, na zona Oeste, provocou desespero nos moradores quando eles perceberam que o fogo se alastrou rapidamente e que as chamas poderiam atingir as residências próximas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter o incêndio.

Conforme os moradores, o fogo iniciou em um dos lados do terreno particular, que está abandonado, e logo atingiu a outra extremidade. Testemunhas relataram que em certos momentos as chamas atingiram aproximadamente seis metros de altura. Um dos moradores informou à Folha que acionou o Corpo de Bombeiros, mas que os combatentes demoraram a aparecer. “Nós chamamos, mas não apareceram a tempo de controlar. Informaram que só iriam se a situação piorasse ou se pegasse fogo em alguma casa”, disse.

Ele informou que os vizinhos se reuniram nas proximidades para tentar apagar as chamas, mas nada puderam fazer porque o incêndio já teria fugido do controle. “O fogo estava muito alto. Esse é o resultado de deixar terrenos abandonados e sem fiscalização municipal”, lamentou.

Quando questionados se viram alguma movimentação estranha durante a noite ou se presenciaram o ato criminoso, os vizinhos do terreno ressaltaram que não havia nada de estranho até o fogo tomar conta de toda a área e se aproximar das casas, gerando preocupação.

A Folha tentou contato com o proprietário do terreno que, apesar de estar murado, apresenta muita sujeira. Os telefonemas não foram atendidos.

BOMBEIROS – Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou que foi acionado para atender a ocorrência às 21h58, com deslocamento do Quartel do Comando Geral (QCG), situado no bairro Pricumã, às 22 horas, e chegada ao local da ocorrência às 22h10. “Quando o Grupamento de Combate a Incêndio Florestal chegou ao local foi constatado que se travava de um incêndio em terreno baldio, localizado entre duas residências. Foi iniciado o combate imediatamente com o uso de abafadores e posteriormente feito o rescaldo com água. A atuação dos bombeiros foi presenciada por moradores”, afirmou. (J.B)

CONSCIENTIZAÇÃO

Apesar da redução, incêndios em terrenos baldios continuam sendo motivo de alerta

O incêndio em um terreno baldio entre duas residências no bairro Cinturão Verde, na noite de anteontem, lembrou da importância de se prevenir queimadas em lugares abandonados dentro de cidades. Apesar do alerta, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) divulgou que as chuvas deste ano amenizaram a quantidade de incêndios na Capital: de 223 no primeiro trimestre de 2016, para 80 no primeiro trimestre de 2017.

“O procedimento quando alguém vir este tipo de situação é ligar para nós no telefone 193. Temos equipes de prontidão. Logo em seguida, a pessoa deve sair da residência, pois ela não vai conseguir apagar o fogo e vai pôr em risco a própria vida e da sua família”, recomendou o comandante operacional da corporação, coronel Jefferson Abreu.

Por causa da estiagem do ano passado, os bombeiros criaram uma guarnição específica para combater os incêndios nos terrenos baldios e nas imediações de Boa Vista, como os lavrados e as regiões de Bom Intento e Água Boa (os chamados “incêndios florestais”). “São de três a quatro militares em um veículo pick-up, conseguindo debelar o fogo rapidamente”, disse o coronel.

Mas, neste ano, o fenômeno “La Niña”, que provoca chuvas na Amazônia, reduziu os focos de calor tão comuns nesta época. Em janeiro do ano passado, 119 terrenos baldios pegaram fogo em Boa Vista. Em janeiro deste ano, os focos caíram para 24. Em fevereiro de 2016, o número era de 45 e, no mesmo mês em 2017, os incêndios aconteceram em 44 terrenos. Já em março do ano passado foram 59 incêndios deste tipo, contra 12 dos dias 1º a 19 de março deste ano. Esses são os dados mais atualizados.

“Além dos terrenos baldios, constatamos ainda muitos incêndios domésticos, causados por pessoas que esquecem velas acesas durante uma falta de energia elétrica, ou por curtos-circuitos em fiações antigas que não são trocadas de dez em dez anos. E um dos grandes causadores de fogo: o ventilador”, acrescentou o coronel Jefferson Abreu.

 Prefeitura afirma que notifica 500 terrenos baldios ao mês

Por mês, a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças notifica 500 terrenos, sendo 60% deles limpos antes da aplicação das multas. Hoje, os R$ 560,00 de multa só são cobrados se o proprietário não ajeitar o terreno após dez dias da notificação. Mas, a partir do dia 1º, a multa atual de R$ 560,00 será aplicada no mesmo dia em que o lote for encontrado pela Prefeitura de Boa Vista. O dono terá 10 dias para limpá-lo e, caso isso não aconteça, terá que pagar mais 50% em cima do valor inicial da multa, como reincidência.

“Os bairros com mais terrenos são os recém-criados, como o Cidade Satélite [zona Oeste], por exemplo, além de áreas ainda não regulamentadas e parte central da cidade. De acordo com o Código de Postura do Município, a limpeza de lugares baldios é de responsabilidade do proprietário e deve ser feita pelo menos três vezes ao ano”, disse a Prefeitura. O telefone para denúncias é o 156. A Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças fica na Rua Coronel Pinto, Nº 188, Centro. (NW)