Polícia

Incêndio em terreno baldio se alastra e assusta moradores do Centenário

Populares viram um veiculo estacionado nas proximidades, minutos antes do fogo começar

Um incêndio de grandes proporções em um terreno baldio na rua de Acesso Hum, bairro Centenário, zona Oeste de Boa Vista (RR), está aterrorizando os moradores.

Um denunciante comunicou para a reportagem da Folha Web que o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo que se aproxima das residências.

“A fumaça está invadindo as casas, dificultando a respiração e comprometendo também a visibilidade para quem precisa entrar na via”, destacou o morador Alex Nunes.

A reportagem esteve no local e questionou os populares sobre a possível causa do incêndio. Eles informaram que viram um veiculo estacionado nas proximidades, minutos antes do fogo começar.

“Não sabemos quem é o proprietário do terreno e alguém pode ter ateado fogo no matagal que estava alto. A limpeza desse local nunca é feita. Por isso achamos que o incêndio possa ser criminoso”, disse.

Caso parecido também ocorreu esta tarde na rua Angelin, bairro Paraviana. Um morador informou que o fogo estava consumindo um terreno baldio próximo a um igarapé. “As cinzas do incêndio, possivelmente criminoso, invadiram as residências do bairro”, destacou o comerciante Alder de Brito.

O QUE DIZ A LEI – Segundo a Lei de Crimes Ambientais, 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. O Art. 41 diz, “Provocar incêndio em mata e floresta: Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Parágrafo único: Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa”.

O Art. 54 também reforça, “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa de flora: Pena: reclusão, de um a quatro anos e multa, ou detenção, de seis meses a um ano e multa”.