Cotidiano

Incêndio em tradicional ginásio de Boa Vista evidencia situação de abandono

Fogo comprometeu boa parte da estrutura do ginásio, que está abandonado há vários anos

O incêndio ocorrido na madrugada dessa segunda-feira, 15, no Ginásio Vicente Ítalo Feola, popularmente conhecido como “Totozão”, localizado nas dependências do Parque Anauá, evidenciou a situação de abandono do local, que está há vários anos desativado e que já foi palco de muitos eventos importantes no Estado.

A reportagem da Folha esteve no local, logo após o incêndio, e constatou o cenário de abandono do ginásio, que estava tomado pelo matagal, o que não permite mais uma visão ampla de quem passa por ali até mesmo a pé. A estrutura do ginásio está vandalizada e, naquele momento, não havia equipe de segurança de patrimônio nem de manutenção.

A estrutura do antigo prédio da Escola de Educação Especial, ao lado do Totozão, também foi comprometida pelo incêndio e há risco inclusive de desabamento. Porém, mesmo assim, muitos entram ali. A quantidade de cigarros, garrafas de bebidas alcoólicas e roupas mostram vestígios dos frequentadores do local que ignoram este risco.

Há pelo menos três anos, os frequentadores do Complexo Esportivo Ayrton Senna, que fica nas proximidades do ginásio, denunciam o abandono do local, o que facilita a presença de usuários de drogas e até assaltantes por ali. Em agosto de 2015, o Governo do Estado chegou a informar que o Instituto do Desporto de Roraima (IDR) realizaria um levantamento, solicitado pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), para averiguar as necessidades estruturais dos prédios do Ginásio Totozão, da Praça José Renato Hadad e da Escola Especial para, posteriormente, promover obras de manutenção e revitalização dos espaços. No entanto, nenhuma melhoria foi feita.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que o Instituto de Desporto de Roraima (IDR) esclareceu que o local conta com vigilantes contratados por uma empresa terceirizada e ficam no local durante o dia e a noite. “A limpeza de capina na área externa é feita a cada dois meses, ou dependendo da necessidade. Quanto à reforma, a Secretaria de Infraestrutura está fazendo o levantamento das necessidades, para ser solicitado o serviço de reforma”, informou.

A administradora do local registrou Boletim de Ocorrência para que o caso seja investigado e que sejam tomadas as medidas cabíveis. Na escala de plantão, havia um vigia escalado para estar no local durante a noite. A ausência será investigada. (L.G.C)