Polícia

Incêndio na rede de telefonia deixa UFRR às escuras

Por volta das 16h15, de ontem, dia 17, duas salas e o quadro de telefonia do prédio onde funcionam alguns serviços da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), foram atingidos por um princípio de incêndio e uma delas teve danos maiores às suas instalações, no entanto, o fogo foi controlado e o prédio isolado. A causa possivelmente tenha sido uma pane na fiação de telefonia.

O pró-reitor de Infraestrutura da Universidade Federal, Emanuel Tischer, conversou com a equipe de reportagem da Folha e descartou que o caso tenha sido um curto-circuito decorrente de pane no sistema de energia elétrica. “Não tinha nenhuma eletricidade no prédio, nem no Campus da Universidade porque foi desligada às 16h para uma manutenção de rotina e após esse desligamento começou a dar esse princípio de incêndio no prédio”, disse.

Segundo o pró-reitor, incêndios dessa natureza são raros de acontecer. “Amanhã [hoje] de manhã a perícia do Corpo de Bombeiros vai elaborar um laudo para saber onde realmente o fogo começou. As áreas afetadas foram todas de telefonia e de internet”, acrescentou Tischer.

Pelas dependências do Campus era possível sentir o cheiro forte de fios queimados. No prédio da ocorrência, funcionam algumas pró-reitorias, como a de Assuntos Estudantis, a Comissão Permanente de Vestibular (CPV) e algumas atividades de extensão, como o Núcleo Construir, além disso, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) também fica no mesmo local.

Na hora que o cheiro de queimado e a fumaça começaram a tomar conta do ambiente, funcionários estavam trabalhando. “Fazia 10 ou 15 minutos que a gente tinha desligado toda a energia do Campus”, ressaltou o pró-reitor.

Tischer esclareceu que ainda não tem previsão para a retomada das atividades no prédio, uma vez que precisam analisar a causa do incidente, verificar toda a rede de internet, telefonia e a própria rede elétrica. A energia elétrica foi reestabelecida na UFRR ainda na noite de ontem, mas o bloco IV ficou interditado pelos Bombeiros e totalmente às escuras.

BOMBEIROS – Por uma questão de segurança, o Corpo de Bombeiros isolou o local. Das duas salas atingidas, só uma chegou a queimar e o caso só não ganhou proporções maiores devido à ação da brigada de incêndio, instalada dentro do próprio Campus, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que foi acionado. Ninguém ficou ferido em decorrência do incêndio.

“É importante salientar que houve ação ativa da brigada de incêndio da Universidade. O Corpo de Bombeiros trabalha de forma preventiva, treinando brigadas de incêndio de prédios e estabelecimentos tanto comerciais quanto públicos para que possam fazer o combate até a chegada do Corpo de Bombeiros e isso ameniza muito os danos que podem ser causados às instalações”, afirmou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro.

Doriedson alertou sobre a importância que tem o sistema preventivo para impedir que prédios sejam queimados, por isso destacou que projetos devem ser encaminhados ao Corpo de Bombeiros para serem avaliados e, caso aprovados, brigadas serão treinadas para realizarem o primeiro combate às chamas. (J.B)