Cotidiano

Incêndios causam transtornos a moradores

Todos os dias há registros de incêndio na região, prejudicando até a respiração dos residentes

O grande número de incêndios no residencial Santa Cecília, localizado no município do Cantá, tem causado transtornos aos moradores. Todos os dias, segundo os residentes, há incêndio e a fumaça dificulta a respiração das pessoas, principalmente nas crianças. Além de deixar mau cheiro nas casas e roupas.

O servidor público Leopoldo Silva, proprietário de uma casa no local, disse que a situação dos moradores já é de desespero. As roupas da família dele ultimamente estão sendo lavadas e secadas em Boa Vista, pois no Santa Cecília é impossível deixar as roupas do lado de fora por conta das nuvens de fumaça causadas pelos incêndios diários. “Estamos desesperados. Levamos as roupas aqui de casa para lavar em Boa Vista. Aqui é impossível, pois na hora de secar, a fumaça impregna nelas. Parece até que não foram lavadas”, afirmou.

Outra moradora, que não quis ser identificada, reclamou da dificuldade para respirar. “A coisa está feia por aqui. Não estamos conseguindo respirar com tanta fumaça. O vento traz toda a fumaça para dentro de casa. É difícil até dormir à noite”, reclamou.

O coordenador da Divisão de Prevenção, Preparação e Mitigação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em Roraima – CEPDC/RR, tenente Emerson Gouveia, afirmou que os vazios urbanos contribuem para os incêndios em áreas urbanas. “Esse número é muito significativo tanto no bairro Santa Cecília como em outras locais. Isso porque existem muitos lotes sem edificações. Nessa época, a gente atende muitas ocorrências por dia em lotes baldios”, informou.

Segundo Gouveia, a cultura de usar o fogo para limpar terrenos ainda é muito presente. “Neste caso, se a vegetação está muito alta. Se quiserem limpar o terreno, a pessoa deve ter o cuidado de diminuir o tamanho do mato”, orientou.

Ele concluiu alertando para os riscos de usar o fogo como forma de limpeza. “Pode atingir a rede elétrica e causar outros acidentes. Além disso, é possível se propagar e atingir casas e veículos. Os moradores devem primeiro que tudo acionar o Corpo de Bombeiros sempre que perceberem incêndio. Colocar fogo em vegetação é crime com pena de detenção mais multa para o infrator”, alertou. (E.S)