Cotidiano

Indígenas ameaçam fechar rodovia

Moradores da comunidade reclamam da paralisação do ano letivo por conta da falta de transporte escolar e merenda

Os indígenas da comunidade Boca da Mata, em Pacaraima-RR, anunciaram que vão fazer uma manifestação nesta segunda-feira, 12, por conta da falta de aulas na Escola Pública da comunidade. Os organizadores pretendem fechar o acesso a BR-174 por tempo indeterminado para chamar atenção das autoridades no que consideram um “Abandono da Educação Indígena”.

Indígenas afirmam que desde o dia 22 de janeiro a empresa que transportava cerca de 68 alunos de várias comunidades adjacentes e da sede de Pacaraima suspendeu o transporte escolar por conta do atraso no pagamento das empresas que prestam serviço no local.

Segundo os moradores da comunidade, os alunos estão sem aula o que impossibilita concluir o ano letivo de 2017 que se encerra no final desse mês de fevereiro.

Os denunciantes afirmam também que o governo não estaria garantindo a merenda completa aos alunos, bem como os materiais didáticos de apoio para os estudantes e professores.

“A gestão da escola e as lideranças comunitárias já foram em Boa Vista tentar resolver tal problema, porém a SEED-RR e o governo do estado não ofereceram até o momento ações concretas para resolver tal situação, apenas promessas. além disso, a comunidade local já formulou denúncias em alguns órgãos competentes, porem não obteve nenhuma resposta ainda. Diante disso, a comunidade resolveu tomar uma atitude mais dura na intenção de sensibilizar o poder publico”.

OUTRO LADO – O Governo de Roraima informou em nota que não procede a informação sobre a falta de merenda escolar na comunidade Boca da Mata, em Pacaraima-RR, tendo em vista que a entrega dos itens da merenda está sendo feita de forma regular e cada comunidade recebe a quantidade suficiente para o consumo mensal dos estudantes. Ao término do mês, a entrega é feita novamente.

Sobre o transporte escolar, a Seed informa que as empresas prestadoras desse serviço receberam pagamento na semana passada.