Cotidiano

Indígenas ficam ilhados com as fortes chuvas no Uiramutã; confira vídeo

Uma das comunidades mais afetadas é a Kuma’pai, onde os 63 indígenas que moram ali não têm como sair do local por conta dos alagamentos

Comunidades indígenas do município do Uiramutã, ao Norte de Roraima, estão ilhadas por conta das fortes chuvas que vêm caindo na região.

Uma das comunidades mais afetadas é a Kuma’pai, que fica a 8 quilômetros da sede do município. Segundo o tuxaua, os 63 indígenas que moram ali não têm como sair do local. “As 14 casas, escola e posto médico estão debaixo d’água”, informou o líder da comunidade.

Além da Kuma’pai, outras comunidades no entorno também sofrem com os alagamentos. Confira o vídeo:

À FolhaWeb, o prefeito do Uiramutã, Manoel da Silva, o “Dedel”, informou que está em Brasília para participar de uma reunião com outros gestores de municípios mas que já acionou o Governo do Estado para buscar soluções na ajuda aos indígenas.

“A preocupação é grande com os povos indígenas e vamos ver como podemos ajudar e tomar todas as medidas. Primeiro temos que fazer o reconhecimento da situação, porque o Uiramutã é 98% indígena e temos que respeitar a cultura deles”, frisou.