Cotidiano

Indígenas indicam João Catalano para coordenar DSE-Yanomami

As lideranças indígenas dos povos Yanomami encaminharam um documento para o Governo Federal indicando o nome do indigenista João Catalano para coordenar o Distrito Especial de Saúde Indígena Yanomami (DSE-Yanomami).

Em entrevista à Folha, os líderes indígenas afirmaram que essa é a primeira vez que o governo federal abre um diálogo com os índios Yanomami ao contrário do que vinha acontecendo quando as nomeações de coordenadores dos Distritos acabavam em protestos em Boa Vista.

“E como agora tivemos uma abertura, voltamos a indicar o João Catalano que tem uma grande experiência com a saúde indigena, é indigenista, trabalhou muitos anos na CCPY, Funai, Funasa, e atualmente está na Frente de Proteção Indígena Yanomami Yekuana. Temos confiança no trabalho dele e acreditamos que vai contribuir muito para a saúde indígena”, defendeu o presidente da Associação dos Povos Indígenas de Roraima Hwenama, Júnior Hekuari Yanomami.

O atual coordenador do DSEI-Yanomami, Robson Mangueira, informou que desde a mudança no governo federal com o afastamento da presidente Dilma Rousseff a sua exoneração do cargo já era esperada. Além disso, disse que pediu agilidade na troca de coordenadores para que retornasse ao órgão de origem que é o INSS.

“No dia 17, ao retornar pra Boa Vista, me reuni com todas as Associações Indígenas e comuniquei o fato. Desta feita, fiz apenas duas  solicitações aos indígenas: uma, que não indicassem meu nome, pois não teria intenção de ficar, em face da falta de sincronia de gestão com o nível central, e outra que, quando fosse usar do direito legal de participar da indicação do novo coordenador,  que escolhessem alguém com perfil de gestor, de forma que se pudesse dar continuidade ao processo de reestruturação do Dsei Yanomami iniciada por nós”, informou o coordenador em nota à Folha.