Cotidiano

Indígenas suspendem manifestação e posto de combustível é reaberto

Posto estava fechado há mais de 30 dias, o que prejudicava os brasileiros que viajam para a fronteira

Com informçaões de Nadja Bastos

A Comunidade indígena de San Antonio Del Morichal, depois de algumas reuniões chegaram a um acordo e resolveram reabrir a bomba Internacional de combustível que fica localizada na fronteira do Brasil com a Venezuela. 

Por ser a única bomba de toda a região, a população de Pacaraima estava sofrendo as consequências da manifestação feita no início do mês pelos indígenas que fecharam a bomba com o aumento da passagem até Santa Elena e dificuldade de abastecimento. 

“Estamos completando 30 dias com a estação fechada, reivindicando nossos direitos, mas infelizmente, essa situação gera mais problemas aos hermanos do Brasil, então respeitando os acordos bilaterais e comerciais junto a Câmara Comercial Brasileira e aos funcionários regionais da PDVSA Venezuela resolvemos encerrar o manifesto” ,explicou Reny Lot, Tuxaua da Comunidade indígena. 

A comunidade aguarda a chegada dos representantes da PDVSA que ainda não vieram até a fronteira participar das negociações. A Empresa de petróleo mandou para o diálogo parte da equipe regional, e eles Ficaram de chegar no sábado, 03 de março, para finalizar os acordos.

“Esperamos que não seja mais necessário outro fechamento da bomba de gasolina pois essa situação acaba não sendo boa pra ninguém”, completou.

Manifestação reivindica da empresa de petróleo PDVSA que cerca de 10% do lucro do posto de combustível construído dentro da reserva indígena seja utilizado para saúde, educação, iluminação pública e projetos sócio culturais da comunidade.

A reivindicação é referente a um acordo feito entre a comunidade indígena e as autoridades venezuelanas desde 2014, porém de acordo com os indígenas não vem sendo cumprido.