Polícia

Índios encontram homens que estavam desaparecidos há dez dias na floresta

Dois homens que saíram para coletar castanhas, na mata, acabaram se perdendo e estavam sendo procurados pelos bombeiros

Depois de dez dias desaparecidos, os serradores José Roberto Freire e Mecias Moreira foram encontrados na manhã de ontem, 21, por indígenas. Eles sumiram em uma mata no município de Caroebe, região sudeste do Estado, e foram encontrados pelos índios da tribo Wai-Wai, a 40 quilômetros do lugar onde entraram para coletar castanhas no dia 11 de maio.

Os dois homens estavam em condições de saúde precárias, bastantes desidratados e com os pés inchados e inflamados de tanto caminhar na mata. Eles estavam nas proximidades de uma comunidade indígena na altura do município de São Luiz do Anauá. “Por sorte, os índios foram fazer um teste em um motor de popa novo e subiram o rio até o local onde os mesmos estavam perdidos. Nós, da família, agradecemos muito a todos que se mobilizaram na procura, sendo que alguns ainda estão na mata junto com as equipes do Corpo de Bombeiros, mas já foram avisados do resgate”, disse a irmã de José, Fátima Freire.

Os dois contaram aos familiares que se perderam após divergirem do caminho que deveriam tomar. Os demais integrantes do grupo não tiveram dificuldades para retornar para casa. “Quando viram, eles já estavam muito dentro da mata e não sabiam mais como sair. Foram seguindo o rio e, graças a Deus, foram encontrados, mas estavam muito longe de onde ocorriam as buscas. Vivemos momentos de terror”, afirmou a irmã de uma das vítimas.

Os serradores também estavam sendo procurados por uma equipe de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros desde a data do desaparecimento. Quando encontrados, foram levados para o Hospital de Caroebe, onde estão internados em observação médica. (J.B)