Cotidiano

Inep altera horário de provas do Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado em um novo horário no dia 22 de outubro deste ano. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou a abertura dos portões uma hora mais tarde do que havia sido divulgado no edital. As mudanças foram anunciadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 13. Em Roraima, 8.256 inscritos devem realizar a prova.

De acordo com o Inep, a mudança visa garantir que todos os candidatos possam acessar aos locais de prova com mais comodidade e segurança, tendo em vista que o exame será aplicado no segundo semestre, período em que o horário de verão estará em vigor em vários estados do país. No caso de Roraima, que não possui a mudança de horário, os candidatos devem ficar atentos à mudança para não perderem a prova nos turnos matutino e vespertino.

Com a alteração, a abertura dos portões durante a manhã está prevista para as 08h (horário de Brasília) e o fechamento às 08h45. As provas serão aplicadas das 09h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões foi adiada para as 14h30 e o fechamento para as 15h15. À tarde, as provas serão aplicadas das 15h30 às 20h30. Os locais devem ser consultados pelos candidatos na Página do Participante pelo site .

Do total de inscritos no Estado, 1.839 vão realizar a prova do Ensino Fundamental e 6.417 a do Ensino Médio. Conforme previsto pela legislação brasileira, os participantes que procuram o Certificado Fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data da realização da prova. Para quem procura o Certificado Médio é necessário ter no mínimo 18 anos completos até a prova.

Segundo o Inep, os candidatos indicaram quais provas desejavam fazer durante o período de inscrição. A opção existe tendo em vista que algumas pessoas já têm alguma declaração parcial de proficiência por terem participado de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Encceja. O participante que não teve nenhuma dessas declarações parciais, no entanto, marcou todas as áreas de conhecimento.

Os participantes destinados à prova do Fundamental vão responder questões de Ciências, História e Geografia durante a manhã e de Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Matemática e Redação à tarde. Os da prova do Médio terão Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) pela manhã e Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol, Educação Física, Artes, Matemática e Redação à tarde.

PLL – Pessoas Privadas de Liberdade (PLL) vão realizar o Encceja nos dias 24 e 25 de outubro, seguindo os mesmos horários. A estimativa nacional é que 311.674 pessoas façam a prova do Ensino Fundamental e 46.905 a do Ensino Médio. O Inep não disponibilizou os dados locais para os participantes PLL.

DADOS NACIONAIS – O Encceja Nacional 2017 será aplicado para 1.573.862 pessoas em todo o país. Dessas, 301.583 farão provas para o Ensino Fundamental e 1.272.279 para o Ensino Médio. O exame será aplicado em 564 municípios distribuídos em todas as Unidades da Federação. (A.G.G)