Entretenimento

Inscrições abertas para a II Semana Acadêmica de Ciências Contábeis

Quando o assunto é contabilidade, a primeira impressão que nos vem à mente são números, balancetes, planilhas de Excel, controle de contas e emissão de notas fiscais. Se alguém perguntar o que o contabilista faz, qualquer leigo relacionará essas atribuições a ele.

O que não deixa de ser verdade, afinal, ele lida com todas essas coisas. Porém, suas atribuições vão além dessas questões. Suas atividades envolvem demandas muito importantes para a vida financeira de uma organização.

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de onde um contador pode atuar, o departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Roraima realiza a 2ª Semana Acadêmica do curso. O evento será realizado no auditório do Cadecon entre os dias 18 a 22 de setembro. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.contapress.com.br/

Com o enfoque na atuação do profissional contabilista, o público discutirá o assunto e as necessidades do mercado, através de palestras e minicursos. Entre os temas abordados, estão Plano de Negócios, Imposto de Renda e Pessoa Física, Perícia Contábil entre outros.

O evento conta com a participação dos palestrantes Renato Cavalcante Filho, perito criminal da Polícia Federal e o professor Márcio Rosa que irá debater sobre crimes, sobre ordem tributária entre outros. Para encerrar o evento, haverá uma noite em homenagem ao dia do contador, comemorado no Brasil no dia 22 de setembro.

De acordo com o professor Max André Ferreira, a 2ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis é aberta para os alunos do curso, contabilistas e interessados em geral. “O objetivo é promover um amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras à contabilidade no cenário nacional e internacional”, ressalta.

Segundo ele, existe uma gama de atividades onde o contador pode atuar. “Assim como toda empresa necessita de um administrador, ela precisa também de um contador. É ele quem gerencia toda questão contábil e trabalhista, apuração de impostos, relatórios financeiros e de risco, fluxos de caixa, tributação, dentre outros. Em Roraima, dificilmente um profissional fica sem emprego”, disse.

Segundo Eduardo Codevilla, integrante da organização, a expectativa para o evento é grande. “Esperamos que a Semana Acadêmica atenda alunos e profissionais da Contabilidade, uma vez que serão tratados assuntos atuais e de grande importância. Temos uma participação massiva dos alunos e profissionais da área, ano passado durante a primeira semana contamos com cerca de 300 inscritos. Pretendemos fazer com que os participantes reflitam sobre os temas discutidos e tirem proveito de tudo o que será passado”, completou.

Origem do Dia do Contador

O Dia do Contador se comemora no dia 22 de setembro, em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. Esta data é uma homenagem ao profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, ou seja, o chamado “Contador”.