Cotidiano

Inscrições para bolsas do Prouni vão até sexta-feira

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) está com inscrições abertas de hoje, 31, até sexta-feira, 03 de fevereiro. As vagas são para o primeiro semestre de 2017 e a primeira chamada já é no próximo dia 6. Os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não podem ter zerado a redação e precisam preencher alguns requisitos. É necessário informar ainda os números de inscrição e senha utilizados no Enem para se inscrever no site do Prouni: siteprouni.mec.gov.br.

O Prouni foi criado em 2004 pelo Governo Federal e oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50%) em faculdades privadas. Têm direito às bolsas os alunos oriundos da rede pública, os que estudaram em escola particular com bolsa integral, os que fizeram metade do ensino médio em escola do governo e a outra metade na escola privada como bolsista integral, as pessoas com algum tipo de deficiência e os professores efetivados na rede pública que desejam cursar licenciaturas.

Os professores não precisam comprovar renda. Já os estudantes que desejam bolsas parciais precisam ter renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa. Os que almejam as bolsas integrais só podem ter até um salário mínimo e meio de renda bruta familiar por pessoa.

É permitido aos bolsistas do Prouni terem participado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), desde que não optem por uma universidade pública. Os bolsistas parciais também podem utilizar os descontos do Fies para pagar o restante da mensalidade.

PROCEDIMENTO – A inscrição é online. O candidato deve selecionar até duas opções de instituição, curso e turno, podendo alterá-los enquanto as inscrições estiverem abertas. Somente a última alteração será considerada. Deficientes, negros, pardos e indígenas podem escolher as bolsas destinadas às cotas. A classificação é de acordo com o curso selecionado como sua primeira opção, com as notas do último Enem e com a quantidade de bolsas disponíveis.

O candidato deve entregar à instituição em que vai estudar um documento de cada item a seguir: identificação (RG ou carteira de órgãos de classe ou repartições públicas, por exemplo); comprovante de residência (contas de água, telefone fixo ou móvel; declaração do proprietário de imóvel alugado); comprovante de rendimentos (contracheques, notas fiscais de vendas, extratos bancários dos últimos três meses); comprovantes de ensino médio (certificado de conclusão, comprovante de recebimento de bolsa integral); comprovantes de deficiência (laudo médico); comprovantes de exercício como professor.

Há ainda as certidões pedidas em caso de os pais serem separados, divorciados ou pelo menos um deles ter falecido. Se pelo menos um dos pais estiver ausente por outro motivo, uma declaração de duas pessoas que atestem a sua veracidade deverá ser entregue. O envio dos itens será entre os dias 6 e 13 de fevereiro. No dia 20 de fevereiro, é feita a segunda chamada de candidatos. Pessoas que não conseguiram fazer a matrícula na primeira vez poderão entrar nesta segunda oportunidade.

Dos dias 20 a 24 de fevereiro, os documentos devem ser entregues às instituições. O Prouni oferece a opção de lista de espera: os pedidos devem ser feitos nos dias 7 e 8 de março e a entrega dos documentos nas instituições é nos dias 13 e 14.