Geral

Inscrições para escolas do interior encerram nesta sexta

Inscrições iniciaram ontem e seguem até sexta, no Ginásio Poliesportivo Hélio Campos

As inscrições para os Jogos Escolares de Roraima, maior evento esportivo-social escolar do Estado, promovido pela Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto), iniciaram nessa segunda-feira, 2.

Sob a coordenação do Instituto do Desporto de Roraima, as inscrições seguem até a próxima sexta-feira, dia 6, no Ginásio Poliesportivo Hélio Campos. Nessa etapa, apenas as escolas do interior devem se inscrever. Para as escolas da Capital, as inscrições iniciam no dia 23 de abril e podem ser feitas até o dia 27.

A competição reúne estudantes-atletas de escolas públicas e particulares. Os campeões das etapas regionais se classificarão para as etapas estaduais finais, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

MODALIDADES – A competição é composta por 13 modalidades. No desporto coletivo, os estudantes disputam basquete, handebol, futebol (campo e de salão), futsal e voleibol.

No individual, eles vão dar o seu melhor na luta por medalhas nas modalidades de atletismo, natação, ginástica, judô, karatê, ginástica rítmica, atletismo, vôlei de praia e xadrez.

As competições serão realizadas no Ginásio Hélio Campos; Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago; Vila Olímpica Roberto Marinho, Federação de Vôlei, Estádio Ribeirão; Campo Rei Pelé e nas Escolas Estaduais Gonçalves Dias; Penha Brasil e Lobo D’ Almada.

FASE REGIONAL – A competição será dividida em pólos, tendo início no dia 2 de maio, em Alto Alegre. O evento reunirá atletas de Pacaraima, Uiramutã e Amajari. De 9 a 13 de maio, as competições serão em Caracaraí, que receberá além das equipes locais, as escolas de Mucajaí e Iracema.
Entre os dias 16 e 20, os jogos acontecem no Município de Rorainópolis, que recebe as equipes de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá.
Em seguida, entre os dias 23 e 27 de maio, as competições acontecem em Bonfim, anfitrião para as competições contra Normandia e Cantá. Em Boa Vista, a etapa classificatória foi dividida em duas fases: a primeira acontece de 1 a 3 de junho. A segunda, de 8 a 10 de junho.
O coordenador dos Jogos Escolares, Rômulo Bonattes, informou que as inscrições são feitas presencialmente. “Um representante da escola deve se dirigir ao ginásio, com ofício contendo os nomes dos atletas e as modalidades que irão disputar”, explicou.
Os campeões vão representar Roraima nos jogos Escolares da Juventude, que este ano acontece de 19 a 23 de setembro. O Estado que vai sediar o evento ainda não foi escolhido.

Inscrições para o concurso de redação Copa Verde iniciam dia 16
(caso não dê pra colocar tudo, tira esta matéria))

Com o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Educação e Desporto, lançou o regulamento da 5ª edição do Concurso de Redação da Copa Verde. As inscrições iniciam no dia 16 de abril.
Nesta terça-feira, 3, às 9 horas, na Escola Estadual Monteiro Lobato será o lançamento do concurso com a presença da representante do Ministério da Educação, Naiara Moreira Campos.
A redação deve ser encaminhada para o e-mail [email protected]. O concurso é destinado a todos os alunos das escolas que vão participar da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O objetivo é estimular os estudantes a se aprofundarem no tema da Conferência, adquirindo conhecimentos e valores sociais, voltados às questões socioambientais.
Para participar é necessário que as escolas de Ensino Fundamental se mobilizem para inscrever as redações, selecionem a melhor e a inscrevam para concorrer às premiações. O título da redação é livre.
“O concurso vem para contribuir ainda mais no que diz respeito à reflexão dos alunos sobre as questões socioambientais locais e globais ligadas ao tema água e possíveis soluções para degradação ambiental nas bacias hidrográficas brasileiras”, explicou a chefe de divisão de Educação Ambiental da Seed, Erriete Maduro.

CAMPEONATO – A Copa Verde é uma iniciativa que busca levar o futebol a regiões pouco exploradas pelas grandes competições. O campeonato foi idealizado como uma forma de desenvolver a consciência e valores ambientais por meio de ações que estimulam uma visão ecológica, como a reciclagem de materiais.
O torneio conta com 18 times, escolhidos a partir do desempenho nos campeonatos estaduais e pela posição no ranking da CBF. Participam equipes das Regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo.