Cotidiano

Inscrições para o Enem 2018 já estão abertas

O estudante terão até o dia 18 para validar a inscrição pelo site o exame, que será aplicado em dois domingos

Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os interessados terão até o dia 18 para se inscrever no site do exame.

Esse ano, o valor de inscrição do Enem é de R$ 82, que deverá ser pago até o dia 23. Quem conseguiu isenção de pagamento também deve se cadastrar no site.

O Inep orienta que os estudantes informem o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade na hora de se inscrever. É obrigatório também a indicação de um endereço de e-mail e número de celular para recebimento de informações relativas ao exame.

Para esta edição, as provas serão aplicadas em dois domingos, sendo estes os dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, serão aplicados os cadernos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração do teste será de 5h30.

Já no segundo dia será a vez dos testes relacionados as disciplinas Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração será de 5h.

Cada prova objetiva tem 45 questões. No total, os candidatos terão de responder 180 perguntas de múltipla escolha. A redação deve ter o mínimo de sete linhas e o máximo de 30 linhas. Nesta edição, o candidato que desrespeitar os direitos humanos no seu texto perderá 200 pontos, mas não pode ter a nota do texto zerada.

SOBRE O ENEM – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio.

Os resultados do exame podem ser utilizados de quatro formas para acesso a instituições de Educação Superior:

– Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual universidades públicas oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
– Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de Ensino Superior.
– Ingresso em universidades de Portugal que possuem convênios interinstitucionais com o Inep.
– Participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos superiores não gratuitos

Todas as informações sobre o Enem estão disponíveis no portal do Inep, na página do exame e no aplicativo Enem 2018, disponível na App Store e na Google Play. Também é possível tirar dúvidas gratuitamente pelo telefone 0800 616161.

*INFORMAÇÕES: Portal GaúchaZH.