Cotidiano

Inscrições para o ProUni começam hoje

De acordo com o MEC, mais de 170 mil bolsas serão ofertadas para este segundo semestre

Foram abertas hoje, 26, as inscrições para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), que este semestre vai oferta mais de 170 mil bolsas, englobando 1.460 instituições de ensino superior privadas do país.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), do quantitativo disponibilizado para este segundo semestre, 68.884 são de bolsas integrais e 105.405 parciais. As inscrições devem ser feitas na página do ProUni, na internet.

Para ter direito a bolsa, o interessado precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação. Outra condição é que o aluno seja brasileiro, não tenha nenhum curso de nível superior e que tenha feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

No caso da bolsa integral, esse candidato precisa ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais serão destinadas ao aluno que têm renda per capita de até três salários mínimos. Caso não consiga arcar com a outra metade do valor, há também a possibilidade desse candidato financiar o pagamento da bolsa por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

A lista de candidatos pré-selecionados deve ser divulgada na página do ProUni a partir do dia 2 julho, enquanto a segunda chamada deve ocorrer no dia 16.

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.

Publicidade