Cotidiano

Inscrições para programa que oferta bolsa tecnológica vai até amanhã

Encerram-se amanhã, 31, as inscrições para o programa Bolsas de Inovação Tecnológica de Roraima (Biterr) do Instituto EuvaldoLodi (IEL-RR). O programa tem a finalidade de estimular alunos a desenvolverem pesquisas práticas voltadas à melhoria de produtos ou serviços para as empresas privadas de Roraima, por meio da concessão de bolsas, sob a coordenação de professores orientadores.

Este ano, os temas oferecidos são: Inovação, Gestão, Tecnologia e Empreendedorismo. Para acessar o edital e se inscrever, os interessados devem acessar o site do Iel (www.ielrr.org.br). Na sua 8ª edição em Roraima, o Biterr já atendeu mais de 165 empresas e certificou mais de 167 bolsistas.

Apesar de não haver uma estatística, a gerente de Inovação do IEL, Karina Almeida, explicou que o número de inscritos tem aumentado a cada ano. “O número de atendimento têm sido o mesmo nos últimos três anos, pois só oferecemos 18 bolsas por ano”, disse.

Segundo ela, tanto a empresa quanto o aluno adquirem vantagens junto ao Biterr. Com relação à empresa, o programa ajuda a promover a inovação das instituições de micro, pequeno e médio portes dos setores industriais, do comércio e de serviço. Além disso, contribui para a resolução de problemas das empresas locais diante do desenvolvimento de projetos, bem como orienta e capacita às unidades em gestão, tecnologia e processos.

Em relação aos alunos, a gerente ressaltou que o Biterr propicia uma vivência profissional aos estudantes de nível superior, técnico subsequente e superior tecnólogo sob orientação dos seus professores, integra conhecimento e prática, além de promover a cultura empreendedora.

Classificada em 1º lugar no ano passado, a estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Thamires Ohana, avaliou que a experiência é enriquecedora. Ela foi classificada com o Bloco Ecológico, um projeto de utilização de garrafas pet para pavimentação em locais de tráfego leve, como calçadas. O projeto consiste em substituir uma porcentagem de areia por pet reciclável triturado. O Bloco Ecológico foi considerado de valor por ser econômico e tecnicamente ambiental.

“Para mim foi uma experiência incrível por ter conseguido transformar os conhecimentos que eu aprendi em sala em um produto inovador que aumentou a competitividade da empresa”, disse. Após os seis meses junto a uma empresa privada do Estado, a estudante destacou que recomendou o programa aos amigos e afirmou que vai participar novamente este ano do Biterr.

A professora orientadora de Thamires, doutora Gioconda Martinez, afirmou que o programa proporcionou à UFRR uma aproximação junto às indústrias e empresas. “É uma forma de a universidade fazer extensão, que é usar o conhecimento a serviço da indústria e do comércio”, observou ao ressaltar a vantagem de aplicar o conhecimento que, no primeiro momento fica restrito aos muros da universidade, e iniciar cientificamente o aluno com o apoio de bolsas e os laboratórios disponíveis para estudo.

REQUISITOS – Para se inscrever no programa os alunos precisam estar regularmente matriculados em cursos de nível superior, técnico subsequente e superior tecnólogo em instituições com a modalidade presencial ou à distância, seja pública ou privada, oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). É indispensável a presença de um professor orientador.

Outros requisitos são: evidenciar o caráter de formação e desenvolvimento do aluno; priorizar a pesquisa aplicada; transferir conhecimento das instituições de ensino para o setor produtivo, para a execução de projetos específicos que atendam às necessidades de desenvolvimento do negócio; evidenciar a solução quanto à problemática da empresa; ser executável no prazo de seis meses; ter a participação de uma empresa para realização das atividades. Para mais informações, basta acessar o site do Iel (www.ielrr.org.br). (A.G.G)