Cotidiano

Inscrições se iniciam na próxima segunda-feira

Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem ficar atentos ao prazo de inscrição que se inicia a partir das 10 horas da próxima segunda-feira, 16. As inscrições seguem até as 23h59 do dia 27 de abril, pelo site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

O exame oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada, para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita. É destinado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o Ensino Fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos, na data de realização do exame, para o Ensino Médio.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha. No Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna; artes, educação física; história, geografia e redação.
No Ensino Médio, as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos, redação, ciências humanas e suas tecnologias.

Em Roraima, as provas serão aplicadas em Boa Vista, Rorainópolis e Uiramutã, no dia 5 de agosto. No dia do exame, os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas do período matutino. E abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário de Brasília.