Cotidiano

Instituições iniciam período de matrículas para cursos presencial e à distância

Na Unama e Unicesumar, por exemplo, o período de ingresso de alunos já está aberto e se encerra nos meses de janeiro e fevereiro, respectivamente

Os interessados em ingressar em instituições de Ensino Superior devem ficar atentos para os períodos de matrícula que normalmente surgem no início do ano. Em Roraima, a Faculdade da Amazônia (Unama) e o Centro Universitário Unicesumar, ambas que receberam nota máxima na avaliação de cursos e das instituições de ensino superior pelo Ministério de Educação, estão com vagas abertas com opções de ensino à distância e presencial.

Na Unama, existem opções para entrada no modo presencial ou à distância. O candidato pode entrar no site da instituição no endereço www.unama.br para escolher as opções dos cursos e fazer a sua inscrição. É preciso, porém, da comprovação da conclusão do Ensino Médio ou diploma de Ensino Superior, pela nota do Enem, Fies ou por transferência.

“As matrículas nos cursos presenciais acontecem em janeiro e em julho. No Ensino à Distância, os períodos de matrículas para os ingressantes são em fevereiro, abril e agosto”, explicou a coordenadora EAD da Unama, Ingried Barbosa. No caso dos cursos à distância, as aulas da primeira turma iniciam no dia 16 de fevereiro. Os ingressantes até o dia 15 de janeiro podem obter descontos nas matrículas e nas mensalidades, com valores que variam de acordo com o curso escolhido.

As aulas presenciais, para os três cursos tecnólogos na área de Gestão e os bacharelados em Administração e Contabilidade, são realizadas no polo localizado na Rua Capitão Franco de Carvalho, nº 195, bairro São Francisco, no Colégio Objetivo. De acordo com o diretor da unidade, Luiz Bragiato, a expectativa é de abertura de dois novos cursos no próximo semestre.

“A nossa previsão é ampliar cada vez mais as nossas ações e se tornar em breve um centro universitário, com novas opções de cursos e trabalhar cada vez mais as nossas ações para promover o ensino superior e a aprendizagem na Região Norte e em Roraima”, salientou Luiz.

UNICESUMAR – Um dos diretores da Unicesumar, Alessandro Lima, informou que o processo seletivo também já está aberto para as aulas que começam na segunda semana de fevereiro, dia 19. O coordenador informou que além do vestibular, existem outras formas de ingresso para quem já tem uma graduação ou pela nota do Enem.

As matrículas podem ser feitas no site da instituição, no endereço www.unicesumar.edu.br, pelos telefones 3224-5530 e 98110-8442 ou no polo presencial localizado na Avenida Major Williams, 512, bairro São Pedro. “Nós também estamos com toda a nossa estrutura do polo disponível para atender a população, também para aqueles alunos que ainda não definiram quais os cursos que vão fazer”, informou.

O diretor informou que as matrículas para a primeira turma podem ser feitas até o final de março, mas a recomendação é que os interessados comecem as aulas o quanto antes, para não perder o conteúdo inicial. Outros períodos de matrícula serão abertos em maio, junho, agosto e outubro.

Para o próximo ano, Alessandro informou que a previsão é de abertura de cursos híbridos, ou seja, os cursos que são à distância, mas com aulas práticas presenciais nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Produção.

Por fim, Lima ressaltou que a instituição de ensino busca trazer o diferencial para os alunos, com aulas realizadas ao vivo por professores de renome no país, disponibilização de material didático para os alunos, aulas complementares virtuais e conteúdo disponível para download sempre que possível.

“Queremos desmistificar a ideia de que por ser um curso à distância, que o ensino vai ser de baixa qualidade, sem professores exigentes. Nós queremos trazer alunos que tenham interesse em aprender algo novo, independente da sua faixa etária e oferecer um ensino com validade”, frisou. (P.C.)