Cotidiano

Instituto Federal comemora 24 anos ofertando cursos de nível médio e superior

A instituição já passou por diversas reestruturações passando de Escola Técnica até Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

No próximo dia 30, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) completa 24 anos de fundação. No decorrer dos anos, a instituição – que já foi Escola Técnica Federal, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e atualmente IFRR – formou milhares de profissionais em cursos de nível médio, técnico e superior que atuam no mercado de trabalho local e em outras regiões. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, a reitora Sandra Mara Botelho destacou a importância da unidade de ensino para a sociedade roraimense e também falou sobre a programação em comemoração a data.

Atualmente, o IFRR atua nas modalidades de Ensino Presencial e Ensino a Distância (EAD) em cinco unidades: Campus Avançado de Bonfim (CAB), Campus Boa Vista (CBV), Campus Novo Paraíso (CNP), Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Campus Amajari (CAM). “O IFRR é um transformador de vidas. A cada formatura eu sempre falo isso para os alunos, me emociono quando eles chegam ao final de um curso e de certa forma agradeço sempre o fato de eles terem escolhido o IFRR para sua formação profissional”, declarou.

Sandra Mara afirmou que o IFRR é uma instituição inovadora quando se trata da oferta de ensino superior nos municípios do interior do Estado. “Temos três unidades fora da capital, uma no Amajari, uma no Bonfim e outra na Vila Novo Paraíso, em Caracaraí. Estes campi ofertam cursos voltados para a vocação econômica destas regiões, que é o agronegócio. Temos cursos de engenharia agrônoma, veterinária, entre outros”, lembrou.

Ela informou que está em fase de elaboração o curso de Engenharia de Pesca, que será ofertado no Campus Amajari, onde já existem os cursos de nível médio e superior em aquicultura. “O município de Amajari é o maior piscicultor de Roraima e ter profissionais capacitados e qualificados para atuarem na área e formados na própria região é de fundamental importância. Acabamos gerando de forma indireta, emprego e renda na região”, disse.

A reitora destacou que muitos dos alunos que ingressam nos cursos ofertados nos municípios do interior já vivem aquela realidade. “Muitos de nossos alunos são filhos de agricultores. Com formação técnica ou superior, eles podem auxiliar os pais na área de assistência técnica, deixando de depender de instituições públicas para isso”, afirmou.

NOVO PARAÍSO – Quanto ao Campus de Novo Paraíso, Sandra Mara lembrou que, na época da instalação da unidade, muitos protestaram, por estar localizada em uma região com pouca população. “O prédio do Campus é a única construção em um raio de quilômetros, mas está em uma localização estratégica, pois está no meio do caminho de municípios como Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe”, disse.

Os alunos desse campus são de todas essas regiões. O IFRR é responsável pela alimentação e transporte. “Esses são os alunos mais caros de todos os Institutos Federais do Brasil, devido à logística, mas a instituição cumpre um importante papel na região, assim como acontece no município de Amajari”, declarou a reitora.

NOVAS UNIDADES – Em Boa Vista, o Campus da Zona Oeste funciona no prédio da Escola Estadual Elza Breves. Segundo a reitora, o espaço é cedido pelo Governo do Estado, porém uma unidade está sendo construída para abrigar toda a estrutura. O mesmo ocorre no município de Bonfim, onde o IFRR funciona em uma estrutura cedida pela Prefeitura. “Não temos previsão de conclusão das construções, pois estamos enfrentando um momento de contingência de gastos estipulado pelo Governo Federal. Nossos recursos estão muito reduzidos e estamos verificando as prioridades”, esclareceu.

HISTÓRICO – A instituição iniciou seu funcionamento no estado em 30 de junho de 1993, como Escola Técnica Federal. Em 2002, credenciou-se como Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e, no ano 2008, com a sanção da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a população roraimense pôde acompanhar a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Confira a programação da comemoração dos 24 anos do IFRR

Apesar do momento de dificuldade, a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, destacou que o aniversário da instituição não deverá passar em branco. A abertura oficial das comemorações ocorre hoje, 26, a partir das 9 horas, no anfiteatro da Reitoria do IFRR com apresentações culturais.

Antes, no final de semana, o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) promoveu mais uma edição do IF Comunidade, voltado para a prestação de serviços diretos à comunidade em que atua no Conjunto Cidadão.

Também no sábado, o Campus Boa Vista (CBV) realizou o campeonato Quintão de Basquetebol, durante todo o dia. A unidade também irá promover atividades nesta quarta-feira, 28, quando haverá a inauguração do espaço de convivência dos estudantes, às 9 horas, e o sarau comemorativo dos 24 anos do IFRR, a partir das 16 horas. A programação será finalizada no dia 30 com uma celebração ecumênica, que terá início às 9 horas, no auditório do campus.

No Amajari, a data será celebrada no dia 27 com a realização de exposição fotográfica e arraial a partir das 16 horas, no malocão do Campus Amajari, onde estão previstas apresentações de dança, bingo beneficente, escolha do rei e da rainha caipira, concurso de xote e música ao vivo. O Campus Novo Paraíso (CNP) também irá celebrar o aniversário do IFRR com uma festa junina, no dia 28, na sede da unidade.