Cotidiano

Instituto Unama e Folha fazem parceria para divulgar pesquisas socioeconômicas

Publicações deverão ocorrer mensalmente e o primeiro assunto a ser publicado será a migração de venezuelanos

Aprofundar o debate público sobre as questões que mais influenciam no cotidiano da sociedade roraimense é o objetivo do Instituto Unama, entidade ligada ao Grupo Ser Educacional, e do Grupo Folha de Comunicação ao firmarem parceria para a divulgação de uma série de pesquisas socioeconômicas.

Doutor em ciências políticas e um dos coordenadores de Estudos e Pesquisas da Unama, Adriano Oliveira, relatou à Folha que a inédita parceria deverá proporcionar aos leitores uma macro visão das mudanças ocorridas na sociedade, nos mais diversos segmentos, ao longo dos anos. “O Instituto Unama não comercializa pesquisas e nem realiza pesquisas com fins comerciais. O objetivo aqui é sempre ofertar para a sociedade conhecimento sobre diversas temáticas para contribuir com o debate público”, afirmou.

Segundo ele, a intenção é que a cada mês o instituto divulgue os resultados de uma pesquisa, sendo que a primeira, já confirmada para esta terça-feira, 24, abordará a temática da migração de venezuelanos em Roraima. “Os trabalhos contaram com o depoimento de 602 moradores da Capital. Os pesquisadores foram treinados para atuar durante dois dias no desenvolvimento dessa pesquisa”, disse.

Outros temas, como perspectivas políticas, violência e evolução da economia, também estão sendo alvos de pesquisas do grupo e os resultados deverão ser revelados em edições futuras. “Creio que não só o leitor que busca informações e qualificação de debates sairá beneficiado com essas publicações, mas a sociedade em geral, pois ela terá um termômetro da realidade onde vive”, salientou.

Para a diretora-geral do Grupo Folha, Paula Cruz, a parceria marca não só um novo momento para o veículo, que no sábado, 21, completou 34 anos, mas também um compromisso em manter o leitor ainda mais bem informado. “A intenção dessa parceria é reforçar ainda mais o nosso comprometimento com o jornalismo de qualidade, levando ao leitor assuntos que fazem parte da nossa realidade, principalmente agora com tantas mudanças evidentes”, disse. (M.L)