Cotidiano

Instituto da Fiocruz divulga dados genéticos sobre o vírus da hepatite

Conforme o mapeamento, o genótipo do tipo A da hepatite B foi o mais encontrado em Roraima, com 59% dos casos avaliados

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta sexta-feira, 28, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) divulgou o mais completo levantamento da diversidade genética do vírus da hepatite B já realizado no Brasil e que contém, pela primeira vez, dados dos genótipos do vírus de Roraima.

O estudo foi liderado por pesquisadores do IOC/Fiocruz em parceria com onze laboratórios e instituições de pesquisa de todas as regiões, com apoio do Ministério da Saúde. Foram mais de mil amostras analisadas referentes a casos crônicos de hepatite B registrados em mais de cem cidades de 24 estados e no Distrito Federal, que foram atendidas pelo serviço público de saúde no período de 2013 a 2015. Em Roraima, os registros foram fornecidos pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais e pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

TIPO GENÉTICO – Os genótipos nada mais são que a constituição genética do indivíduo, ou seja, a informação dos genes conforme repassados por gerações familiares e a origem dos seus antepassados. Em Roraima, os genótipos do tipo A do vírus da hepatite B é o mais comum no Estado e representa 59% dos casos avaliados.

Com perfil de distribuição considerado global, essa variante viral é encontrada com mais frequência no Norte da Europa, América do Norte e África Subsaariana, e foi predominante na maioria dos estados do Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Em seguida, com 27% dos casos, ficou o genótipo do tipo F, relacionado frequentemente com populações indígenas. Em terceiro lugar está o genótipo D, com 9% dos casos analisados, sendo normalmente associado com populações da Europa, Mediterrâneo e Oriente Médio. Os demais casos são considerados como 5%.

IMPORTÂNCIA – Por telefone, a coordenadora do estudo, a chefe do Laboratório de Hepatites Virais do IOC, Elisabeth Lampe, explicou à Folha que o levantamento serve, além de ser uma forma de registro das informações, também para planejamento das ações de combate à doença.

“De certa forma, com o acesso maior às informações, fica mais fácil para o poder executivo planejar ações de prevenção e combate à doença mais específica para cada região e localidade, levando em consideração as suas peculiaridades”, afirmou.

A pesquisadora esclareceu que a definição dos genótipos do vírus, ou seja, a constituição genética do indivíduo e a compreensão da diversidade genética no Brasil pode colaborar para o tratamento da hepatite, considerando que cada biótipo pode ter mais habilidade para certas doenças e resposta a medicamentos.

PREVENÇÃO – Conforme o Instituto, o vírus da hepatite B é transmitido principalmente em relações sexuais. Além disso, o contágio pode ocorrer por via sanguínea, incluindo compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

A infecção também pode ser passada da mãe para o filho, durante a gestação, o parto ou a amamentação. O vírus afeta principalmente o fígado e a maioria dos pacientes apresenta quadros agudos, que podem ser assintomáticos ou ter sintomas como enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados. No entanto, 5% a 10% das pessoas infectadas evoluem para formas crônicas da doença, com duração maior do que seis meses e possibilidade de complicações como cirrose e câncer no fígado.

Os cientistas ressaltam que a infectividade do vírus da hepatite B é maior que a do HIV, mas é possível evitar a doença com a vacinação e outras medidas de proteção.

DATA – Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais tem o objetivo de aumentar a conscientização entre a população e o engajamento dos países no enfrentamento destas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, foram diagnosticados 42,8 mil novos casos de hepatites virais no Brasil, sendo aproximadamente 14 mil casos de hepatite B. (P.C.)