Cotidiano

Instituto de Identificação volta a funcionar após 20 dias fechado

O Instituto de Identificação de Roraima Odílio Cruz (IIOC/RR), localizado no cruzamento das avenidas Mario Homem de Melo e Venezuela, no bairro Liberdade, na zona oeste, retornou às atividades após 20 dias de manutenção no prédio. O órgão realiza aproximadamente 135 atendimentos para emissão de Carteira de Identidade por dia, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Segundo o diretor do IIOC, Amadeu Rocha Triani, o prédio, que antes possuía apenas dois equipamentos completos para registro biométrico e digitalização das informações para retirada do documento de identificação, conta agora com nove para atender a população. “Antes o instituto contava apenas com alguns equipamentos fracionados para registrar e dar conta do andamento dos atendimentos. O prédio também possui agora mais dois banheiros direcionados ao público”, explicou.

O diretor afirmou que a prioridade é descentralizar os atendimentos para retirar o Registro Civil, que ocorrem apenas na Capital e nos municípios de Pacaraima (norte), Caracaraí (centro-sul), Alto Alegre (centro-oeste) e Rorainopólis (sul do Estado). Na Capital, o prazo estipulado é de 10 dias para a pessoa ir buscar o documento e, no interior, esse prazo aumenta para 30 dias por conta da necessidade de digitalização das informações.

“São Luiz do Anauá [sul do Estado] é o município que terá o projeto piloto para receber um posto de atendimento adequado com internet, onde a população não necessitará mais esperar por 30 dias para receber o RG, ou se deslocar até a Capital para retirar o documento. Em seguida, Iracema [centro-sul] receberá o mesmo benefício”, frisou.

Por dia, são distribuídas 135 senhas para atendimento no posto de identificação de Boa Vista, sendo 35 disponíveis para atendimentos prioritários. Para retirar a Carteira de Identidade, é necessário apresentar no ato do registro biométrico o documento de certidão de nascimento ou casamento. A retirada da primeira via da documentação é gratuita. Apenas na solicitação de segunda via é cobrada uma taxa no valor de R$ 36,47. (G.M)