Cotidiano

Integrantes da Eita Junino fazem limpeza do Rio Cauamé

Esta é uma das ações sociais que o grupo realiza ao longo do ano

Nem a chuva atrapalhou a ação socioambiental dos integrantes da quadrilha Eita Junino. Cerca de 50 integrantes do grupo folclórico reservaram o feriado de Tiradentes (21) para limpar as margens do Rio Cauamé.

De acordo com a presidente do grupo, Bianca Figueira, a ação é feita em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) e empresas particulares. “A Caer nos concedeu os sacos de lixo e a Femarh nos cedeu luvas para que nós não machucássemos as mãos com o lixo que as pessoas jogam aqui nos finais de semana”, disse.

Esta é uma das ações sociais que a Eita Junino realiza ao longo do ano. Além da socioambiental, os integrantes do grupo fazem doação de alimentos e até de cabelo, como no ano passado quando as mulheres doaram o cabelo para o Hospital do Câncer em Uberlândia (MG).

“Não podemos pensar só em disputa. A comunidade como um todo necessita de mobilização e essa nossa ação vai beneficiar todas as outras gerações”, disse Bianca, lembrando que o surto de doenças como a zika, a dengue e a chikungunya acontece por conta do lixo descartando indevidamente.

HISTÓRIA
A quadrilha Eita Junino foi fundada no dia 1º de abril de 1998 e é composta por 60 casais, ou seja, 120 brincantes. É formada por funcionários públicos, policiais, professores, bombeiros, picolezeiros, donas de casa e profissionais liberais.