Polícia

Internos do CSE se rebelam e fazem agentes reféns

Adolescentes estão divididos entre Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho, afirmaram agentes

A tarde de ontem, 06, foi marcada por uma rebelião no Centro Sócioeducativo (CSE), localizado na região de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista. O conflito iniciou pela manhã, e segundo um servidor que não terá o nome revelado nesta reportagem, os adolescentes teriam quebrado a entrada de um dos blocos, destruído os cadeados, e feito dois agentes sócio-orientadores de reféns. A situação só foi controlada por volta das 20h de ontem com a chegada do Batalhão de Operações Especiais da Força Tática da Policia Militar (BOPE), Força Nacional.

“Tomaram as chaves, abriram o bloco B-2 e saíram armados com barras de ferros e daí foi preciso chamar a polícia, pois eles estavam ameaçando funcionários e também outros internos de morte. Hoje eles [adolescentes] estão divididos em duas facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). O pessoal do PCC quer matar os internos do Comando Vermelho, e isso pode piorar, pois somos dez funcionários para 110 adolescentes”, revelou o servidor, ao reafirmar que no momento a sensação é de insegurança.  

Os servidores feitos reféns foram liberados no momento da chegada da polícia e também não ficaram feridos. “Um dos nossos colegas de trabalho ainda levou um murro no braço no momento em que estava sob ameaça dos adolescentes, mas graças a Deus tudo acabou bem”, contou.   

GOVERNO – A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) informou em nota que no final da tarde desta segunda-feira, (6), houve um princípio de tumulto no CSE (Centro Sócio-Educativo Homero de Souza Cruz Filho), que foi prontamente controlado pela Polícia Militar. Informou ainda que os procedimentos administrativos serão adotados.