Polícia

Investigação da PF aponta desvio milionário de recursos da Sejuc

De acordo com o órgão, o esquema criminoso contava com a atuação de servidores e empresários; 10 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Boa Vista e Manaus

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28), a operação Gárgulas. Ao todo, a PF está cumprindo 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista e Manaus. Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal após representação em inquérito policial.

O alvo da ação é uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos federais, lavagem de dinheiro e fraude em licitações.

De acordo com o órgão, as investigações apontaram que o grupo, integrado por servidores públicos da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) e empresários, desviaram cerca de R$ 3,5 milhões de recursos do Fundo Penitenciário Nacional ao Estado de Roraima.

A investigação apontou que supostas fraudes em licitação, tendo a participação de empresas que encaminharam propostas na dispensa de licitação. Além disso, a PF descobriu “relação de parentesco entre os sócios das empresas participantes; propostas montadas; pagamentos realizados antes da emissão das notas fiscais e superfaturamento em contratos de locação de veículos e venda de produtos e serviços para atender a Sejuc”.   

Os investigados estão sendo interrogados e indiciados na sede da Polícia Federal. As investigações continuam, com análise do material apreendido durante a operação. O resultado será encaminhado à Justiça Federal.

O nome da operação remete às gárgulas – figuras monstruosas da Grécia antiga e da Idade Média, bem como ao seu alerta: o mal nunca dorme, exigindo a vigilância contínua.

Outro lado –  A Secretaria de Justiça e Cidadania esclarece que os fatos apurados pela Operação Gárgulas, da Polícia Federal, já são investigados pela Corregedoria da própria Sejuc, desde o ano passado e o servidor suspeito responde a um PAD (Procedimento Administrativo Disciplinar).

“Trata-se de investigação de aquisição de instrumentos de segurança e locação de veículos, com notificação de um servidor da Pasta, para prestar esclarecimentos”.

Informa ainda que tal servidor era o coordenador do Fundo Penitenciário Estadual, quando o Estado recebeu recursos federais para melhorias no sistema prisional, com destinação de 30% para obras na estrutura física e 70% para custeio e modernização do sistema prisional de Roraima.

“A Sejuc informa ainda que está prestando todos os esclarecimentos necessários para a elucidação dos fatos e apuração visando a punição administrativa de eventuais culpados, se comprovados os fatos”.