Cotidiano

Ipem deve fiscalizar cerca de 25 estabelecimentos até sexta-feira

Durante o procedimento, os agentes verificam a presença do selo compulsório emitido pelo Inmetro, advertências da faixa etária indicada ao produto e informações sobre partes pequenas que podem ser engolidas

Com o intuito de fiscalizar o peso, a qualidade e os brinquedos oferecidos ao público infantil, o Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) iniciou nessa segunda-feira, 19, a Operação Páscoa. Até o término da operação, na sexta-feira, 23, o Ipem deve fiscalizar cerca de 25 estabelecimentos, entre supermercados, atacados e farmácias que vendem os produtos. No primeiro dia de operação, nenhuma irregularidade foi encontrada.

A fiscalização abrange todos os tipos de brindes, como pelúcias, carrinhos e boneca. Durante o procedimento, os agentes técnicos verificam a presença do selo compulsório emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), bem como advertências da faixa etária indicada ao produto e informações sobre partes pequenas que podem ser engolidas.

O agente técnico do Ipem, Wiston Márcio, informou ainda que a equipe confere o registro dos ovos de chocolate, a fim de saber se o mesmo se encontra ativo. “Temos encontrado muitos brinquedos com registro falso, então, também estamos reforçando a fiscalização nesse sentido”, salientou.

Durante o primeiro dia, nenhuma irregularidade foi encontrada entre os nove estabelecimentos vistoriados. No entanto, Wiston Márcio reforçou que, no caso de alguma anormalidade, um Termo de Apreensão é entregue ao comerciante e as mercadorias são apreendidas pelo Ipem. A partir daí, o responsável tem o prazo de 10 dias para apresentar a nota fiscal na sede do órgão, localizado na Avenida Surumu, no bairro São Vicente, zona Sul de Boa Vista.

Caso o comerciante não apresente a documentação, a mercadoria é destruída e o trâmite processual é iniciado junto ao responsável. Junto aos comerciantes, a principal orientação é conferir se o produto contém as informações referentes a peso, validade e selo do Inmetro. Além disso, no caso de ovos infantis, verificar se há referência do brinde em relação à faixa etária e registro.

DENÚNCIA – Em caso de suspeitas ou dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 208 9590, para que o órgão realize a fiscalização. (A.G.G)

População avalia operação especial de Páscoa

Na hora das compras, o consumidor precisa ter consciência do que está levando para casa. Se tratando de produtos alimentícios, a atenção deve ser dobrada. Para tanto, é necessário verificar as informações contidas na mercadoria, a fim de não ser enganado pela embalagem. No caso dos ovos de páscoa, em que alguns brinquedos não ficam à vista, o selo do Inmetro já é uma garantia. Ainda assim, todo cuidado é pouco.

No ano passado, o irmão da analista de sistema Maria Cristina Castro comprou um ovo de páscoa para o filho e, ao abrir, se surpreendeu com outro brinde. Desde então, todas as informações disponíveis na embalagem passaram a ter maior importância. Para Maria Cristina, a Operação de Páscoa é uma garantia de que a mercadoria está apta a ser comprada. “A gente se sente mais seguro, apesar de, particularmente não comprar”, frisou.

O motorista Josemir Faustino também garante que a operação tem sua importância no sentido de assegurar a qualidade aos consumidores na hora da aquisição. Por não ter o costume de comprar ovos de Páscoa, informou que nunca passou por nenhum episódio de irregularidade. “Não tenho o hábito de comprar ovos, mas certamente vejo a fiscalização como uma garantia de segurança para a população”, apontou. (A.G.G)

Publicidade