Cotidiano

Ipem fiscaliza venda de ovos de chocolate

Cerca de 23 estabelecimentos serão visitados esta semana

Nesta segunda-feira, 27, o IPEM-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) inicia a “Operação Páscoa” no município de Boa Vista. A ação, que vai fiscalizar ovos de chocolate, terá duração de uma semana e encerra na sexta-feira, dia 31.

Ao todo, a operação vai fazer 23 visitas e 667 ações, com o objetivo de verificar se a comercialização dos produtos estão de acordo com os requisitos estabelecidos na legislação metrológica brasileira, o que irá proporcionar uma compra mais justa.

“Os agentes fiscais vão visitar estabelecimentos comerciais onde há oferta dos produtos, como supermercados, mercados de bairro e padarias. Os ovos de chocolates serão examinados, coletados e se necessário encaminhados para o laboratório, onde serão periciados quanto ao conteúdo nominal [peso declarado na embalagem] e brinquedos que acompanham os produtos como brindes” mencionou o diretor técnico, Alfredo Gadelha.

Na fiscalização serão verificados se conteúdo nominal que refere à parte do produto que será consumida está dentro da conformidade. Por exemplo: nos ovos de Páscoa, o peso declarado na embalagem deve corresponder ao peso do chocolate, excluindo-se qualquer embalagem e/ou brindes.

“Orientamos aos pais e consumidores em geral que, ao comprarem ovos de Páscoa que contenham brinquedos como brindes, verifiquem se o mesmo possui a marca de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia [Selo do Inmetro], o que garante a qualidade do brinquedo e a segurança das crianças” complementou Gadelha.

É importante também verificar se as informações estão em Português e se possui a indicação da faixa etária a que se destina. Cabe ao consumidor, portanto, ficar atento também à indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

“Entre as principais informações deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na embalagem. Caso sejam identificados produtos irregulares, as empresas serão autuadas e terão dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-RR”, esclareceu o diretor técnico.

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados por meio da Ouvidoria do Ipem-RR, pelo telefone 0800 280 9590.