Cotidiano

Ipem interdita produtos eletroeletrônicos durante fiscalização

Ao todo, 20 estabelecimentos comerciais da Capital foram visitados

Nesta sexta-feira, dia 15, o Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) encerrou a operação Copa, que teve por objetivo fiscalizar produtos da linha branca e eletroeletrônicos. Durante a ação, quatro televisores e um refrigerador foram interditados por não estarem dentro dos padrões exigidos, sem a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia).


Conforme a agente técnica de fiscalização, Gilene Cavalcante, a empresa foi notificada e tem prazo de 10 dias para apresentar a nota fiscal junto ao Ipem, além de contatar os fabricantes para que adequem a etiqueta dos produtos. “Em casos como este, além de pagar a multa, é concedido um prazo para a empresa regularizar o produto, antes da nova fiscalização” esclareceu.


A operação faz parte do plano de trabalho estabelecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e foi executada pelos órgãos delegados, duração cinco dias, em todo país. Em Roraima, a Divisão de Qualidade do Instituto visitou 20 estabelecimentos comerciais só na Capital.

Isabella Dias, presidente do Ipem-RR explicou que este tipo de fiscalização é importante, pois trata da saúde e segurança do consumidor. “A presença do selo garante que o consumidor está adquirindo um produto que passou por vários testes durante sua fabricação. Em alguns casos as informações devem estar anexadas no produto e na embalagem, o que é uma garantia tanto para o comerciante quanto para o consumidor”.

Durante a ação foram verificados os padrões da ENCE e do Selo Procel de Economia de Energia, que tem por finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos, os que são mais eficientes e que consomem menos energia.