Política

Iperr apresenta avaliação de benefícios referentes a 2016

Representantes de todas as diretorias do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iperr) participaram de uma reunião para receber os dados referentes à Avaliação Atuarial de 2016. O encontro aconteceu na sede do Banco do Brasil.

A Avaliação Atuarial é um estudo técnico realizado todos os anos pelos regimes de previdência do Estado. O estudo expõe dados estatísticos da população beneficiada pelo Iperr, a exemplo das taxas de mortalidade, sobrevida após a aposentadoria, invalidez por doenças e por acidentes, bem como a taxa de retorno esperada para os investimentos, entre outras.

O objetivo é criar uma base financeira sobre o valor investido nos repasses aos beneficiários para nortear as ações dos diretores no próximo ano e também prestar contas ao Ministério da Previdência.

“O estudo é a prestação de conta de tudo o que realizamos em 2016 de uma forma mais clara, mais aberta. Expomos isso para os servidores mostrando qual é a situação atual do Regime de Previdência”, disse o assessor da Diretoria de Governo, Felipe Araldi.

Além de facilitar o trabalho dos diretores, a avaliação atuarial é utilizada pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) para a prestação de contas anual junto ao Ministério da Previdência.

“Para essa prestação são repassadas as alíquotas praticadas naquele determinado ano do estudo, os resultados e o tempo de serviço da assessoria para agregar e unificar informações e, assim, repassar para os resultados positivos para o Ministério”, esclareceu o diretor-presidente do Iperr, Carlos Praia.

O Instituto de Previdência do Estado de Roraima conta com toda uma estrutura técnica para cumprir com as obrigações, em relação às prestações de contas da Avaliação Atuarial, tem o apoio da Diretoria de Governo, da Divisão de Serviço Previdenciário, e do Serviço de Assessoria Atuarial, que é contratado pelo Instituto, junto ao Banco do Brasil.