Cotidiano

Isenção da taxa de inscrição estará disponível até domingo

Pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser feitos até este domingo, 15. A expectativa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é de que cerca de 4 milhões de pessoas peçam a isenção da taxa.

É importante frisas que esta é a primeira vez que o Enem está recebendo pedidos de isenção de taxa antes do período de inscrição. Além disso, candidatos que tiveram isenção em 2017 e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente.

Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer  pela Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril. A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 22h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem.

Quem pode pedir isenção?

Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, estando na última série neste ano, deverá declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Além disso, quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenha atingido a nota mínima, também tem o direito de pedir pela isenção.

Por Agência Brasil