Cultura

Itaú Cultural realiza encontro com artistas de Boa Vista

As inscrições estão abertas para todo o país. O encontro ocorre na próxima quinta-feira (21)

Um dos primeiros editais de cultura do Brasil, o programa Rumos 2017-2018 do Itaú Cultural está com inscrições abertas para todo o país. Esse ano, a comissão de seleção irá percorrer todas as regiões do Brasil durante a caminhada Rumos.

Em Boa Vista, o encontro ocorre na próxima quinta-feira (21) no Espaço de Cultura e Arte União Operária localizada na Av. Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro, Boa Vista/RR, a partir das 18 horas.

A proposta é aumentar a participação de estados da Região Norte e Nordeste do país, que têm poucos números de inscrições. Roraima está entre eles, o estado foi contemplado apenas uma vez em vinte anos de existência do edital.

De acordo com o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Sauron a caminhada será ampliada por uma ação diferenciada, com um olhar mais atento.

Além de Boa Vista (RR), a visita irá passar por Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Cuiabá, (MT), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Teresina (PI).

“Nestas localidades, o encontro será mais dinâmico de modo a lançar um olhar mais apurado, exercer uma escuta e discutir a cena cultural local, identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades.”

Segundo ele, o Itaú Cultural identificou baixas inscrições no Rumos. “Isso reflete questionamentos recorrentes da distância geográfica, isolamento, falta de investimentos públicos, de distribuição de recursos”, relatou. As visitas ocorrem no período de 4 de setembro a 26 de outubro.

Sauron explica que para selecionar os projetos, o edital irá buscar diversidade. “O belo é a diversidade, estamos buscando por esses dez estados, porque notamos que existe um aquém, e percebemos que precisamos fazer uma leitura desses artistas, que muitas vezes ficam à margem dos grandes centros culturais. É preciso tratar esses artistas de uma forma diferente. Por conta dessa baixa, resolvemos investir mais no diálogo inicial com eles. Faz parte de uma iniciativa de entender melhor a diversidade do país. O Brasil precisa ter uma política para as artes. A prova disso é a fragilidade da Funarte, que foi criada em 1976 e está com dificuldade de se manter”, diz.

Inscrições

Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site rumositaucultural.org.br até 3 de novembro nas seguintes modalidades criação e desenvolvimento, documentação ou pesquisa.

Podem ser inscritos projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileira em qualquer expressão artística ou intelectual, apresentados em qualquer tipo de formato.

A comissão de seleção analisará o orçamento do projeto e irá divulgar o resultado até o dia 28 de maio de 2018. Os inscritos serão avaliados por uma comissão formada por 40 profissionais do instituto com atuação em diferentes regiões do país. A edição deste ano terá como novidade ferramentas de acessibilidade para ampliar o alcance do edital chegando a pessoas com deficiência, com ícones em libras e site compatível.

Serviço
Encontro Rumos
Data: 21 de setembro
Local: União Operária
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Consolata
Hora: 18 horas
Entrada Franca