Política

Iteraima entregará em maio mil autorizações de ocupação

As autorizações de ocupação dão segurança jurídica aos produtores, que podem investir em suas terras

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, domingo, dia 29, o presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Alysson Macedo, afirmou que até o final do mês de maio, o órgão deverá emitir até mil autorizações de ocupação para os produtores localizados nas terras já transferidas da União para o Estado.

O documento é o último passo para o título definitivo e garante a posse da terra, sendo substituído pelo título definitivo assim que o Governo Federal conceder o assentimento prévio para regularização definitiva das áreas.

Serão contemplados os produtores das glebas Cauamé, Murupú, Tacutú, Normandia, Caracaraí, BR210-II, Barauana e Quitauaú, referentes aos Municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Normandia, Iracema, Mucajaí e Caracaraí, que correspondem a dois terços da área total do Estado. Todas as oito glebas já estão em nome do Estado, com exceção de pequena parte da gleba Caracaraí, sobre a qual o Iteraima emitiu 114 títulos definitivos.

A autorização de ocupação foi uma alternativa encontrada pelo Governo do Estado para garantir segurança jurídica aos produtores dessas localidades. O presidente do Iteraima esclareceu que os títulos definitivos não podem ser emitidos devido a falta de assentimento prévio por parte do Conselho de Defesa Nacional (CDN).

Essa formalidade é exigida pelo Governo Federal devido as terras estarem localizadas numa faixa 150 quilômetros de fronteiras internacionais, consideradas como indispensáveis à defesa do país.

Há cerca de dois anos, o órgão de regularização fundiária estadual trabalha para destravar esta burocracia. “As terras já foram transferidas para o Estado, o que nos impede de iniciar a titulação definitiva é apenas o assentimento do CDN, uma coisa simples de ser resolvida, mas que não é visto como prioridade pelo Governo Federal e vem se arrastando”, explicou Macedo.

Para impedir a estagnação do desenvolvimento de atividades do setor produtivo nestas localidades. O Iteraima resolveu emitir as autorizações de ocupação. “Com esse documento em mãos, os produtores podem procurar as instituições financeiras e solicitar financiamentos. Além disso, o documento proporciona os demais benefícios de um título definitivo. É importante ressaltar que assim que o assentimento for concedido, as autorizações de ocupação serão substituídas”, detalhou.

TÍTULO LEGAL – As emissões das autorizações de ocupação fazem parte do programa Título Legal, do Governo do Estado. Desde o ano de 2015, quando foram iniciados os trabalhos, mais de 600 agricultores já receberam o documento em diferentes áreas do Estado.